remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622008000400012S1415-2762(08)01200412PesquisasQualidade de vida no trabalho: percepções da equipe de enfermagem na organização hospitalarCalidad de vida en el trabajoNurses' perceptions of quality of working life for the nursing team: percepción del equipo de enfermería en la organización hospitalariaNeumannVera NildaFreitasMaria Édila AbreuBelo HorizonteMGUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Departamento de Enfermagem AplicadaBelo HorizonteMGUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem 1220081245315372003200915072008This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Com este estudo objetivou-se compreender o significado de qualidade de vida no trabalho sob a ótica da equipe de enfermagem no cotidiano do trabalho hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica desenvolvido com 15 profissionais da equipe de enfermagem que trabalham em uma organização hospitalar situada na cidade de Teófilo Otoni-MG. Para a coleta das informações foi utilizada a entrevista aberta e os dados foram analisados sob os pressupostos dos momentos metodológicos citados por Martins (1992). Da análise dos dados emergiram três categorias das quais descrevemos apenas uma, a Qualidade de vida e condições de trabalho, por melhor atender aos objetivos deste estudo. Essa categoria envolveu três subcategorias: "A gente é ser humano também", "Qualidade de vida notrabalho e a realidade vivenciada","Qualidade de vida no trabalho e a realidade sonhada". Compreendemos que ter qualidade de vida no trabalho significa ter a oportunidade de ser ouvido pelos gestores e demais profissionais da equipe de saúde da organização hospitalar e poder expressar idéias e aspirações em relação às questões que envolvem o cotidiano de trabalho. Percebemos a carência de políticas que trabalhem a temática qualidade de vida no trabalho na organização hospitalar e sugerimos que a contemplação desta se dê mediante a realização de oficinas que envolvam outros profissionais da equipe de saúde e também os gestores.

Este estudio se llevó a cabo con el objetivo de comprender el significado de la calidad de vida en el trabajo desde el punto de vista del equipo de enfermería en el día a día del trabajo hospitalario. Se trata de una investigación cualitativa, con conocimiento de fenomenológica, realizado con 15 profesionales del equipo de enfermería de un hospital de la ciudad de Teófilo Otoni, Minas Gerais. La recogida de datos se llevó a cabo con entrevistas abiertas. Los datos se analizaron bajo los presupuestos de los momentos metodológicos citados por Martins (1992). A partir del análisis de datos se consideraron tres categorías de las cuales describiremos sólo una, debido a la limitación de esta publicación. La categoría "Calidad de vida y condiciones de trabajo"involucró tres sub-categorías: "También somos seres humanos", "Calidad de vida en el trabajo y realidad concreta", "Calidad de vida en el trabajo y realidad soñada". Comprendemos que la calidad de vida en el trabajo significa tener la oportunidad de ser escuchados por gestores y demás profesionales del equipo de salud al igual que poder expresar ideas y aspiraciones sobre lo que implica el trabajo cotidiano. Percibimos la carencia de políticas que trabajen este asunto y sugerimos que se tenga en cuenta realizando talleres que involucren otros profesionales del equipo de salud hospitalario y sus gestores.

This study aimed to understand the meaning of Quality of Working Life from the point of view the nursing team in the daily hospital activities. This is a qualitative research with phenomenological approach developed with 15 professionals of a team working at a hospital in the city of Teófilo Otoni, Minas Gerais. Information was collected in an open interview and data was studied under the principles of the methodological moments according to Martins (1992). From the data analysis three categories emerged. We describe only one due to the objectives of this study. The category "Quality life and working conditions"involved three categories:"We are also human beings","Quality of working life and reality","Quality of working life and the reality we dream of". We understand that Quality of Working Life means having the chance of being heard by managers and other health team professionals from the hospital, being allowed to show ideas and longings regarding the issues that involve the daily activities. We noticed lack of policies in working with Quality of Working Life in the hospital and we suggest it being considered with workshops involving other health team professionals as well as their managers.

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