remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622008000400015S1415-2762(08)01200415Revisão TeóricaAtendimento móvel de urgência como política pública de saúdeAtención móvil de urgencia como política pública de saludThe mobile emergency attendance system as a public health policyVellosoIsabela Silva CâncioAlvesMaríliaSenaRoseni Rosângela deUFMGEscola de Enfermagem Belo HorizonteUNACentro Universitário cursos de graduação em EnfermagemNUPAEmarilix@enf.ufmg.br1220081245575630512200802062008This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A implementação de estratégias de organização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil tem sido alvo de ações de diversos programas de governo, constituindo-se em políticas públicas de saúde. O desenvolvimento de políticas públicas de atendimento às urgências em um país de dimensões continentais como o Brasil é um projeto ousado e de grande envergadura para gestores e trabalhadores da saúde. Com este estudo, propõe-se compreender o papel do SAMU no contexto das políticas públicas de saúde em Belo Horizonte. O estudo de revisão da literatura foi desenvolvido com base na pesquisa de artigos publicados nos últimos dez anos. Para o SUS, o atendimento às urgências constitui um desafio a ser enfrentado mediante uma proposta de efetivação da ação integral, que envolve o sistema de saúde, seus trabalhadores e outros atores sociais envolvidos na assistência. Trata-se de uma política transetorial que se apóia nas centrais de regulação médica de urgência para tomar corpo e concretude. Apesar das iniciativas do governo federal, ainda se percebe um cenário desfavorável à sua consolidação como serviço de qualidade. A implantação do SAMU em Belo Horizonte teve como principal objetivo reduzir progressivamente o fluxo de usuários aos serviços de urgências com a adequada orientação e encaminhamento. Atualmente, o SAMU oferece à população três modalidades de atendimento pela central telefônica: orientações médicas dadas por um profissional da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhamento para a procura de recurso por meio próprio e liberação de uma unidade móvel de resgate.

La implementación de estrategias de organización del servicio de atención móvil de urgencias en Brasil ha sido objeto de acción de varios programas de gobierno, constituyéndose en política pública de salud. Para los gestores y trabajadores de la salud, el desarrollo de políticas públicas de atención a urgencias en un país con las dimensiones continentales de Brasil, es un proyecto ambicioso y de grandes proporciones. Este estudio propone comprender el papel del SAMU (Servicio de atención móvil de urgencia) en el contexto de las políticas públicas de salud de Belo Horizonte. Para ello, se llevó a cabo un estudio de revisión de literatura, con búsqueda de artículos publicados en los últimos diez años. Para el SUS (Sistema único de salud), la atención de urgencias se constituye en un desafío a ser encarado dentro de una propuesta de la puesta en marcha de la acción integral, que involucra el sistema de salud, sus trabajadores y otros actores sociales implicados en la asistencia. Se trata de una política que atraviesa varios sectores apoyándose en las centrales de regulación médica de urgencia para tomar cuerpo y forma concreta. A pesar de las iniciativas del gobierno federal, todavía se percibe una escena desfavorable a su consolidación como servicio de calidad. La implantación del SAMU en Belo Horizonte tuvo como principal objetivo reducir progresivamente el movimiento de usuarios a los servicios de urgencias con la adecuada orientación y derivación. Actualmente, el SAMU ofrece a la población tres modalidades de atención por la central telefónica: orientaciones médicas dadas por un profesional de la Secretaría Municipal de Salud, derivación para buscar recursos por medio propio y liberación de la unidad móvil de socorro.

The implementation of organizational strategies for an emergency mobile attendance system in Brazil has been a public health policy target of several government programs. The development of emergency care public policies in such a large country as Brazil is quite ambitious for both health managers and workers. This study considers the role of SAMU within the context of the public health policies in Belo Horizonte. A literature review study was developed, including the search for articles published during the last ten years. For the SUS, in the emergency attendance there is a challenge to be faced which includes an integral health system action plan, its workers and several other social actors. It deals with the shaping and implementation of transectoral policies supporting central medical regulation of emergencies. In spite of the Federal Governments, the scene for the consolidation of quality services is not favorable yet. The objective of the implantation of SAMU in Belo Horizonte was to gradually reduce the flow of users of emergency services, with adequate orientation and guidance. Currently, SAMU offers the population three phone options: medical guidance provided by a City Health Department professional, guidance for the use of adequate private resources and the release of a mobile rescue unit.

Serviços Médicos de EmergênciaPolíticas Públicas de SaúdeSocorro de UrgênciaAssistência Pré-HospitalarServicios Médicos de UrgenciaPolítica Publicas de SaludSocorro de UrgênciaAtención PrehospitalariaEmergency Medical ServicesHealth Public PolicyEmergency ReliefPrehospital Care
Plano Municipal de Saúde 2005-20082005Política Nacional de Humanização2004Políticas públicas em Saúde Pública2002LucchesiPTRPolíticas públicas de saúde no BrasilRev Espaço para a Saúde200613918Paulus JúniorACordoni JúniorLLei n. 8.080 de 19/09/1990: Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências09199020Lei nº 8.142 de 28/12/1990: Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências12199028Regulação Médica das Urgências2006Avaliação do modelo de organização da unidade de emergência do HCFMRP-USP, adotando, como referência, as políticas nacionais de atenção às urgências e de humanizaçãoMedicina, Ribeirão Preto200349851536SantosJSSScarpeliniSBrasileiroSLLFerrazCADalloraMELVMFSGastos governamentais do SUS com internações hospitalares por causas externas: análise no Estado de São Paulo, 2000Rev Bras Epidemiol2004228387MelloJMHPKoizumiMSRegulamento técnico dos sistemas estaduais de urgência e emergência: Portaria GM/MS Nº 2.048, de 05 de novembro de 20022003Política Nacional de Atenção às Urgências: Portaria GM/MS Nº 1863, de 29 de setembro de 2003, Brasil2003Rede Nacional SAMU 19206200701Utilização e resolubilidade de sistema de atendimento pré-hospitalarRAS200610081148GebeleinNMDesgualdoCMZucchiP05200716Resgate: SAMU 19206200716SAMU 192: um novo tempo de atenção às urgênciasRevista Saúde Digital022004Magalhães JúniorHMBelo Horizonte recebe 25 novas ambulâncias do SAMURevista Saúde Digital072004