remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622008000200010S1415-2762(08)01200210PesquisasO grupo de adolescentes na escola: a percepção dos participantesEl grupo de adolescentes en la escuela: la percepción de los participantesA teenage health group in school: the perception of the participantsAraújoAlissonRochaRegina LunardiArmondLindalva CarvalhoUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Minas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisFaculdade de Medicina Departamento de PediatriaBrasilMinas GeraisUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriDepartamento de Enfermagem BrasilMinas GeraisUFMGHospital das Clínicas Setor de Saúde do AdolescenteBrasil0620081222072121208200824102007This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste estudo, nossa proposta foi conhecer a percepção dos adolescentes sobre a participação deles em um grupo operativo realizado em uma escola estadual da cidade de Diamantina-MG. Para a coleta e a análise das informações, foi realizada uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Os depoimentos dos adolescentes permitiram construir três grandes categorias, que desvelaram a essência dessa participação no grupo operativo: "Aprendendo e ensinando ser-adolescente-com-os-outros", "Um caminho certo, rumo à idade adulta" e "Reconhecendo riscos à saúde na adolescência". Compreender como os participantes percebem o grupo operativo permitiu a aproximação com os adolescentes, bem como conhecê-los, descobrindo-os como um ser-no-mundo-com-os-outros, desvelando suas necessidades e valorizando-lhes a vivência. O estudo permitiu-nos perceber que as orientações adquiridas no presente podem contribuir para a implementação de ações futuras voltadas para os adolescentes e que, a sua abordagem por meio de grupos operativos pode ser um caminho para a construção de um futuro melhor.

El presente estudio tuvo como propuesta, conocer la percepción de los adolescentes sobre sus participaciones en un grupo operativo realizado en la escuela de la ciudades de Diamantina/MG. Fue realizado por medio de una encuesta cualitativa, con un abordaje fenomenológico para la coleta y el análisis de las informaciones. Las declaraciones de los adolescentes me permitieron crear tres categorías, que desvela la esencia de esta participación en el grupo operativo: "Aprendiendo y enseñando a ser-adolescente-con-los-otros", "Un camino cierto, rumbo la edad adulta" y "Reconociendo los riesgos a la salud en la adolescencia". Comprender como los adolescentes perciben el grupo operativo me permitió acercarme de los jóvenes, conocerlos, descubriéndolos como un ser-en-el-mundo-con-los-otros, desvelándome sus necesidades y experiencias de vida. El estudio me permitió percibir también que las orientaciones adquiridas en el presente pueden contribuir para la implementación de acciones futuras vueltas para los adolescentes y que, a su abordaje, por medio de grupos operativos, puede ser un camino para la construcción de un futuro mejor.

The present study has as a propose to know the perception of the adolescents about their participations in an operative group realized at the state school in Diamantina - MG. It was realized by a qualitative research, with phenomenological boarding to the collect and analysis of the informations. The testimonials of the teenagers allowed me to construct three big categories, which uncovered the essence of this participation in the operative group: "Learning and Teaching to be-an-adolescent-with-he-others", "A right way, coursing to the adult age" and "Recognizing risks to the health in adolescence". To comprehend how the teenagers notice the operative group, gave me the possibility to approximate myself to the youngsters, to know them, discovering them as a being-in-the-world-with-the-others, uncovering to me their necessities and valuing their customs. The study allowed me to notice that the orientations acquired in the present can contribute to the implementation of future actions turned up to the adolescents and that, their boarding by the operative groups, can be a way for the construction of a better future.

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