remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622008000200005S1415-2762(08)01200205PesquisasPercepções da equipe de enfermagem sobre os Médicos da Alegria e a hospitalização de criançasThe nursing team's perceptions of the happiness doctors (Médicos da Alegria) and the hospitalization of childrenPercepciones del equipo de enfermería sobre los Médicos da Alegria y la hospitalización de niñosToneteVera Lúcia PamplonaSantoRenata Mattos do EspíritoParadaCristina Maria Garcia de LimaSão PauloUNESPFaculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemBrasilSão PauloUNESPFaculdade de Medicina de Botucatu Curso de EnfermagemBrasil0620081221731810703200812082008This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Médicos da Alegria, iniciativa inspirada em princípios do programa Doutores da Alegria, apresenta-se como um trabalho artístico voluntário de um grupo de estudantes universitários da área da saúde, com a finalidade de favorecer o enfrentamento das situações-problema resultantes da internação de crianças em um hospital escola do interior paulista. Sob a perspectiva da equipe de enfermagem, com este estudo objetivou-se apreender as percepções sobre as medidas implementadas para minimizar o estresse e outras conseqüências negativas da hospitalização de crianças nesse hospital, buscando, especificamente, as percepções relativas a essa iniciativa. Por meio da abordagem qualitativa de pesquisa foram aplicadas 15 entrevistas semi-estruturadas. A técnica de análise de conteúdo/análise temática possibilitou a sistematização dos dados em dois temas, com seus respectivos subtemas: Tema 1. Medidas que contribuem para minimizar o estresse e facilitar a recuperação das crianças hospitalizadas: presença dos pais; vínculo e empatia da equipe com as crianças; recreação e classe hospitalar; tecnologia apropriada e equipe preparada e Tema 2. Médicos da Alegria na pediatria: brincando, fazem diferença na internação pediátrica; quando vêm, facilitam o trabalho da equipe; deveria haver mais integração entre todos. Conclui-se este estudo com sugestões sobre o aperfeiçoamento das medidas identificadas, especialmente em relação ao trabalho lúdico desenvolvido pelos Médicos da Alegria, dentre elas maior inserção da equipe de enfermagem nas brincadeiras.

Médicos da Alegria, an innitiative inspired on the principles of the Medical Claws' program, are a group of health care university students who perform voluntary artistic work the purpose of which is to help individuals cope with the situations-problems resulting from chldren's hospitalization at a hospital in inner São Paulo state. Under the nursing team's perspective, this study aimed at apprehending the perceptions of the measures implemented in order to minimize stress and other negative consequences of hospitalizing children in this hospital, as an attempt to specifically understand the perceptions related to the abovementioned innitiative. By means of the qualitative research approach, 15 semi-structured interviews were applied. The Content Analysis/Thematic Analysis technique made it possible to systematize data into two topics, with their respective sub-topics: Topic 1 - Measures that contribute to minimize stress and facilitate the recovery of hospitalized children: the presence of parents; the team's ties and empathy with the children; recreation and hospital class; appropriate technology and a trained team; and Topic 2 - Médicos da Alegria in the pediatrics ward: playing, make difference in pediatric hospitalization; when they come, they facilitate the team's work; there should be greater integration among all participants. This study is concluded with suggestions on the improvement of the identified measures, particularly in relation to the ludic work developed by the Médicos da Alegria, among which is a stronger inclusion of the nursing team in the children's play.

Médicos da Alegria, iniciativa inspirada en principios del programa Doctores de la Alegría, es un trabajo artístico voluntario de un grupo de estudiantes universitarios del área de la salud, que tiene la finalidad de favorecer el enfrentamiento de las situaciones-problemas resultantes de la internación de niños en un hospital escuela del interior del estado de São Paulo. Bajo la perspectiva del equipo de enfermería, este estudio tuvo como objetivo aprehender las percepciones sobre las medidas implementadas para minimizar el estrés y otras consecuencias negativas de la hospitalización de niños en ese hospital, buscando específicamente las percepciones relativas a la citada iniciativa. Por medio del enfoque cualitativo de investigación fueron aplicadas 15 entrevistas semiestructuradas. La técnica de Análisis de Contenido/Análisis Temático posibilitó la sistematización de los datos en dos temas, con sus respectivos subtemas: Tema 1 - Medidas que contribuyen para minimizar el estrés y facilitar la recuperación de los niños hospitalizados: presencia de los padres; vínculo y empatía del equipo con los niños; recreación y clase hospitalaria; tecnología apropiada y equipo preparado y Tema 2 - Médicos de la Alegría en la Pediatría: jugando, hacen diferencia en la internación pediátrica; cuando vienen, facilitan el trabajo del equipo; debería haber más integración entre todos. Se concluye este estudio con sugerencias sobre el perfeccionamiento de las medidas identificadas, especialmente en relación con el trabajo lúdico desarrollado por los Médicos da Alegria, entre ellas, la mayor inserción del equipo de enfermería en los juegos.

Nursing TeamPediatric NursingChild HospitalizedHospitals, TeachingJogos e BrinquedosArt TherapyGrupo de EnfermeríaEnfermería PediatricaNiño HospitalizadoJuego e Implementos de JuegoHospitales EscuelaEquipe de EnfermagemEnfermagem PediátricaCriança HospitalizadaTerapia pela ArteHospitais de Ensino
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