remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622008000200002S1415-2762(08)01200202PesquisasRepresentações de crianças de zona rural sobre a saúde e o pesquisador: a "grande saúde" e o "grande outro"Ideas of children from the rural area on health and research: the "great health" and the "great other"Representaciones de niños de la zona rural sobre la salud y el investigador: la "gran salud" y el "gran otro"GazzinelliMaria Flávia Carvalhoda SilvaTereza CristinaRodriguesRenato de ÁvilaAraújoEduardo Gomes deBethonyJeffreyReisDener Carlos dosWashingtonUniversidade George WashingtonUSAMinas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Curso de MestradoBrasilMinas GeraisCentro de Pesquisa René RachouBrasilMinas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Brasil0620081221531610909200810032008This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste estudo, a proposta foi levantar as representações sociais sobre saúde de crianças residentes em área endêmica em ancilostomíase, zona rural, onde é desenvolvida uma pesquisa experimental, buscando compreender como elas constroem no seu imaginário o trabalho dos pesquisadores. Emergiu dos discursos das crianças a representação da saúde como algo transcendental e do cientista como alguém virtuoso, cujo traço característico consiste em fazer o bem às pessoas, oferecendo-lhes saúde. Pode-se designar essa saúde ideal como "grande saúde", assim chamada por ser trazida pelo Outro, o cientista grandioso, poderoso, totalizador. Sobressai neste trabalho a pertinência da utilização de técnicas e métodos diversos para a identificação das representações sociais de crianças de zona rural que permitem colocar em evidência o universo semântico do objeto estudado, assim como sua dimensão imagética, de forma mais rápida e dinâmica que instrumentos mais convencionais.

This study intends to record the ideas of children from areas with endemic hookworm, in a rural zone, about health and the work done by researchers. From the discourse of the children it was shown they see health as something transcendental, and scientists as virtuous people, doing good to others, providing them with health. This health ideal can be described as a "great health" because it is brought by the "other", the grandiose, powerful, totalizing scientist. This work is significant in that it shows the relevance of using different techniques and methods to identify the social representations of children from the rural areas which make it possible to show the semantic universe of the object studied, as well as its imagery, in a quicker and more dynamic way than conventional instruments.

El presente estudio se propone estudiar las representaciones sociales sobre la salud elaboradas por niños que viven en una zona rural endémica de anquilostomiasis donde se realiza una investigación experimental que busca entender cómo construyen en su imaginario el trabajo de los investigadores. A partir de los discursos de los niños surge la representación de la salud como algo transcendental y del científico como alguien virtuoso, cuyo rasgo característico es hacer el bien a las personas ofreciéndoles salud. Se puede decir que esta salud ideal es la "gran salud" llamada así porque la trae el Otro, el científico grandioso, poderoso, totalizador. En este trabajo se destaca la pertinencia del empleo de distintas técnicas y métodos para identificar representaciones sociales de niños de la zona rural que permiten poner en evidencia el universo semántico del objeto estudiado, al igual que su dimensión imagética, con más rapidez y dinamismo que otros instrumentos convencionales.

AncylostomiasisNursing ResearchResearch PersonnelResearch SubjectsChildRural HealthSchool HealthAnquilostomiasisInvestigación em EnfermeríanvestigadoresSujetos de InvestigaciónNiñoSalud RuralSalud EscolarAncilostomíasePesquisa em EnfermagemPesquisadoresSujeitos da PesquisaCriançaSaúde RuralSaúde Escolar
Estudos interdisciplinares de representação social2000AbricJCMoreiraASPOliveiraDCNúcleo Central das Representações Sociais2002CPNotes towards a description of social representationsEur J Social Psychol19882115018MoscoviciSA construção do objeto de pesquisa em representações sociais1998CPA construção da mente e da linguagem1991VygotskyLSÉ a educação em saúde "saudável"?: Repensando a educação em saúde através do conceito de bio poderEduc Realidade1997147169122GastaldoDPromoção à saúde e empoderamento: uma reflexão a partir das perspectivas crítico-social e pós-estruturalistasCiênc Saúde Coletiva07102008CarvalhoSRGastaldoDEscritos199896103LacanJLacanJHealth education and social representation: an experience with the control of tegumentary leishmaniasis in an endemic area in Minas Gerais, BrazilCad Saúde Pública1120061122ReisDCGazzinelliASilvaCABGazzinelliMFA interdição da doença: uma construção cultural da esquistossomose em área endêmica, Minas Gerais, BrasilCad. Saúde Pública122002162938618GazzinelliMFGazzinelliASantosRVGonçalvesLAOEducação e saúde2000VallaVVVallaVVEducação e saúde2000732FerreiraMDPVallaVVSobre os espelhos e outros ensaios1989EcoUEscritos199810426LacanJLacanJPercepção de cianças hospitalizadas sobre a realização de examesRev Esc Enferm USP2004298306338SoaresVVVieiraLJECrianças refletem o imaginário socialCienc Cult062004189256BarataGO caso Schereber, artigos sobre técnica e outros trabalhos196912943FreudSFreudSYou think you know?: You have no idea: youth participation in health policy delelopmentHealth Educ Res200787994622Percy-SmithTotem e tabu e outros trabalhos197417197FreudSFreudS