remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622008000100014S1415-2762(08)01200114PesquisasConhecimento sobre paralisia cerebral em crianças por parte das mães atendidas em uma unidade básica de saúdeNivel de conocimiento de madres atendidas en una unidad básica de salud sobre la parálisis cerebral de sus niñosKnowledge of child cerebral palsy by mothers assisted in a basic health unitNavaisMaíra CostaAraújoAllisonMinas GeraisUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriBrasilUniversidade Federal de Minas GeraisFaculdade de Medicina Minas GeraisUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriDepartamento de Enfermagem Brasil032008121991032606200813122007This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A paralisia cerebral infantil é uma disfunção neuromotora resultante de encefalopatia não progressiva. É relevante o impacto da doença dada a repercussão na criança, na família e na sociedade. Ainda não se tem um fator determinante para tal agravo, mas sabe-se que a hipoxemia e a isquemia cerebral concorrem para essa disfunção. Algumas medidas que visam prevenir a doença podem ser tomadas no período perinatal. O objetivo com o trabalho foi avaliar o conhecimento e fontes de informações a respeito da paralisia cerebral infantil. Mães cadastradas pelo Programa Saúde da Família (PSF) "Viver Melhor", do município de Diamantina-MG, foram selecionadas e, em seguida, foram realizadas entrevistas utilizando questões norteadoras semi-estruturadas voltadas para o problema. Após a transcrição das falas, os discursos foram agrupados em três eixos temáticos: conhecimento sobre paralisia cerebral, fontes de informação sobre a doença e papel dos serviços de saúde na prevenção da paralisia cerebral infantil. Os resultados indicaram que as ações educativas precisam ser ampliadas mediante a remodelação de práticas profissionais, incremento de políticas públicas e melhoria dos serviços ofertados à gestante no período perinatal.

La parálisis cerebral infantil es una disfunción neuromotora resultante de encefalopatía no progresiva. El impacto de la enfermedad es relevante por su repercusión en niños, familias y la sociedad. Todavía no se conoce ningún factor determinante pero se sabe que la hipoxemia y la isquemia cerebral contribuyen a tal afección. Durante el período perinatal pueden tomarse algunas precauciones para prevenir la dolencia. El objetivo del presente trabajo fue evaluar el conocimiento y las fuentes de información acerca de la parálisis cerebral infantil. Se escogieron algunas madres suscritas al programa Salud de la Familia (PSF) "Viver Melhor", de la Municipalidad de Diamantina/MG y luego se realizaron encuestas con preguntas semiestructuradas orientadas hacia el problema. Después de la transcripción de las charlas, los discursos se agruparon en tres ejes temáticos: conocimientos acerca de la parálisis cerebral, fuentes de información sobre la enfermedad y rol de los servicios de salud en la prevención de la parálisis cerebral infantil. Los resultados sugieren que habría que tomar más medidas educativas referentes a las prácticas profesionales, políticas públicas y mejorar los servicios brindados a las embarazadas durante el período perinatal.

Child cerebral palsy is a neuromotor disorder resulting from non-progressive encephalopathy. The impact of the disease is significant because of its effect on the child, family and society. The main cause is not yet known, but it is known that hypoxia and cerebral ischaemia contribute. Some measures to avoid the disease can be taken in the perinatal period. The objective of this study was to evaluate the knowledge and sources of information about Child Cerebral Palsy. Mothers enrolled in the "Viver Melhor" Family Health Program in Diamantina, State of Minas Gerais, Brazil, were selected and interviewed using semi-structured questions about the problem. After the speech was transcribed, the discourse was grouped around three themes: knowledge about cerebral palsy, sources of information about the disease and the role of health services in the prevention of child cerebral palsy. The results indicated that education initiatives must be widened through redesigning professional practice, increasing public policies and improving services provided to women in the perinatal period.

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