remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622008000100013S1415-2762(08)01200113PesquisasProblemas respiratórios em crianças na primeira infância: conhecimento dos profissionais da crecheProblemas respiratorios en niños en la primer niñez: conocimiento de los profesionales de la guarderíaRespiratory problems in infants: knowledge of the day-care center workersKomarssonKalyne Alves CarlosFerreiraAndréia BatistaAlmeidaPaulo CésarXimenesLorena BarbosaCearáUniversidade Federal do CearáBrasilCearáUniversidade Federal do CearáCentro de Ciências da Saúde BrasilCearáUniversidade Federal do CearáDepartamento de Enfermagem Brasil03200812192981806200804062007This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste estudo, teve-se como objetivo avaliar o conhecimento dos educadores infantis quanto aos principais sinais e sintomas para problemas respiratórios em crianças na primeira infância, bem como quanto aos fatores de risco presentes na creche. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, realizado em uma creche da rede pública situada na cidade de Fortaleza-CE, Brasil. Essa instituição acompanha crianças de 1 a 6 anos de idade em regime integral. Para a coleta de dados, optou-se pela entrevista com os 11 educadores da creche, de novembro a dezembro de 2005, utilizou-se um formulário abordando questões referentes aos educadores, conhecimento sobre os sinais e sintomas e fatores de risco para problemas respiratórios. Todos os educadores eram do sexo feminino, na faixa etária entre 20 e 40 anos. Apesar de apenas uma professora ser concursada, de maneira geral, elas tinham capacitação profissional na área (9/11). Dentre os sinais e sintomas especificados, destaca-se a febre e a fadiga (11/11), seguidas de coriza (10/11). Muitas das entrevistadas (9/11) ressaltaram que a creche apresentava fatores de risco quanto aos problemas respiratórios, sendo citados o contato mútuo entre crianças (8/11), crianças dormindo na creche (8/11) e a presença de fumantes na creche (6/11). Os resultados obtidos revelaram que são necessárias atividades de educação em saúde para os educadores das creches, dirigidos por profissionais de saúde, a fim de alcançar de forma mais efetiva a prevenção e a promoção da saúde das crianças.

El objetivo del presente estudio ha sido evaluar el conocimiento de educadores de niños en cuanto a los principales indicios y síntomas para problemas respiratorios en niños, bien como en factores de riesgo en guarderías. Se trata de un estudio descriptivo llevado a cabo en una guardería pública de la ciudad de Fortaleza, CE, Brasil. La institución efectúa el seguimiento de niños entre uno y seis años de edad en tiempo integral. Para la recogida de datos se hicieron entrevistas con 11 educadores de la guardería, de noviembre a diciembre de 2005, a través de una encuesta con preguntas al respecto de los educadores y para saber si conocían los indicios, síntomas y factores de riesgo para los problemas respiratorios. Todos los educadores eran del sexo femenino, con edad entre 20 y 40 años. Una sola de las profesoras había aprobado oposiciones pero, en general, todas ellas contaban con capacitación profesional en el área (9/11). Entre las entrevistadas (9/11) resaltaron que la guardería presentaba factores de riesgo para los problemas respiratorios, mencionando el contacto entre niños (8/11), que duermen en la guardería (8/11) y presencia de fumadores en la guardería (6/11). Los resultados revelaron que los educadores de las guarderías precisan más actividades de educación en salud dirigidas por profesionales de salud para, efectivamente, prevenir y promover la salud de los niños.

The aim of this study was to assess educators' knowledge of the major signs and symptoms of infant respiratory problems as well as their risk factors in a day-care center. This is a descriptive study, conducted at a public day-care center in Fortaleza, state of Ceará, Brazil. This institution follows children aged 1 to 6 years old in fulltime care. For data collection, interviews were conducted with 11 educators at the day-care center, during November and December, 2005, covering issues about the educator's knowledge on the signs and symptoms and risk factors for respiratory problems. All the educators were female, with ages ranging from 20 to 40 years. In spite of only one officially hired worker, in a broad sense, they had professional training in the area (9/11). Signs and specified symptoms included fever and fatigue (11/11), followed by coryza (10/11). Many of the interviewees (9/11) emphasized that the day-care center presented risk factors for respiratory problems, being mentioned the contact among children (8/11), children sleeping at the day-care center (8/11) and the presence of smokers (6/11). The results revealed the need for health educational activities for the center's educators, managed by health care professionals, in order to obtain more effective child health prevention and promotion.

CriançaCuidado da CriançaCrechesEnfermagemTranstornos RespiratóriosNiñoCuidado del NiñoJardines InfantilesEnfermeríaTrastornos RespiratoriosChildChild CareChild Day Care CentersNursingRespiration Disorders
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