remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622007000400010S1415-2762(07)01100410PesquisaOpinião e conhecimento do enfermeiro supervisor sobre sua atividadeHead nurses' opinion and knowledge about their activitiesOpinión y conocimiento del enfermero supervisor de sus tareasAyresJairo AparecidoBertiHeloisa WeySpiriWilza CarlaSão PauloUNESPFaculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemBrasil1220071144074130104200809112007This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Considerando a supervisão da assistência de enfermagem como um processo no qual o enfermeiro assume responsabilidades de promover a educação continuada com base em orientações, os autores estabeleceram como objetivo deste estudo a identificação do conhecimento que o enfermeiro supervisor tem sobre sua atividade. Utilizou-se o método exploratório descritivo, com análise quantitativa dos dados, mediante aplicação de questionários. Os resultados apontaram o exercício da função de supervisão como estratégia de treinamento de enfermeiros recém-admitidos. Foi possível identificar o desempenho de um papel que mais se aproxima da função de controle e o entendimento de que o principal objetivo da supervisão é a qualidade da assistência. Os problemas enfrentados são, em grande parte, solucionados pelo próprio supervisor. As evidências aqui encontradas constituem diagnóstico situacional do exercícioda supervisão, o qual deverá ser utilizado no planejamento estratégico de um programa de capacitação de enfermeiros para o desempenho dessa função.

Considering nursing supervision assistance as a process in which the nurse is responsible for promoting continuing education, based on previous orientation, the authors established as the aim of this study, the identification of the amount of knowledge that nurse supervisors have about their activity. To carry out this investigation, the method chosen for evaluation was quantitative and descriptive, obtained through surveys. Results pointed out that practice of supervision is an effective training strategy for recently hired nurses. It was possible to identify that the functions of supervision have similarities to control functions and that the main goal of it is to assure quality in health care. The problems faced during supervision, are in the majority of cases, solved by the supervisor himself. Evidence found in this study led to a situational diagnosis of the practice of supervision and it should be used as strategic planning for qualifying nursing programs designed for this function.

Los autores establecieron como objeto de este estudio constatar el conocimiento del enfermero supervisor acerca de sus tareas, teniendo en cuenta que la supervisión de la asistencia de enfermería es un proceso en el cual el enfermero asumela responsabilidad depromover la educación continuada, siguiendo orientaciones. Se utilizó el método exploratorio descriptivo, con análisis cuantitativo de datos, mediante aplicación de cuestionarios. Los resultados muestran el ejercicio de la función de supervisión como estrategia de capacitación de enfermeros recién contratados. Se identificó que se desempeña un rol que se acerca más a la función de control y el entendimiento de que el principal objetivo de la supervisión es la calidad de la asistencia. Los problemas enfrentados, en gran parte, los soluciona el proprio supervisor. Las evidencias aquí encontradas constituyen un diagnóstico situacional del ejercicio de supervisión, que deberá utilizarse en la planificación estratégica de un programa de capacitación de enfermeros para desempeñar tal función.

NursingNursing CareNursing, SupervisoryEducation, Nursing, ContinuingProfessional CompetenceEnfermeríaAtención de EnfermeríaSupervisión de EnfermeríaEducación Continua en EnfermeríaCompetencia ProfesionalEnfermagemCuidados de EnfermagemSupervisão de EnfermagemEducação Continuada em EnfermagemCompetência Profissional
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