remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622007000400019S1415-2762(07)01100419Relato de ExperiênciaA primeira docência a gente nunca esquece...You never forget your first experience as a teacher...Nunca olvidamos nuestra primera experiencia como docentes...SilvaKênia LaraPimentaAdriano MarçalMinas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Brasil1220071144654691805200626102007This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se de um relato de experiência sobre a prática pedagógica dos autores, traçando uma reflexão sobre os fundamentos teórico-filosóficos dos modelos de ensino. Discute-se o papel do professor na perspectiva da educação para o futuro, demonstrando os limites e desafios que se impõem à prática docente. A experiência dos autores como enfermeiros recém-formados, docentes e que buscam qualificação em cursos de mestrado e doutorado aponta para a necessidade de ampliação das discussões no sentido de uma prática educacional crítica, reflexiva e transformadora.

This article is a report of teaching experience by the authors, describing their thoughts on the theoretical and philosophical bases of teaching models. They discuss the teacher's role from the point of view of education for the future, demonstrating the limits and challenges imposed on teaching practice. The experience of the authors as recently qualified nurses, teachers seeking qualification in master's and doctoral courses, shows the need to widen discussions towards educational practice which includes a critical view, reflection and transformation.

El presente artículo es un relato de la experiencia en práctica pedagógica de los autores dónde reflexionan sobre los fundamentos teóricos y filosóficos de los modelos de enseñanza. Cuestionan el rol del profesor desde la perspectiva de la educación para el futuro y definen los límites y retos que deben enfrentarse en la práctica docente. La experiencia de los autores como enfermeros recién graduados, docentes que buscan superarse con cursos de máster o doctorado, sugiere la necesidad de ampliar los debates para lograr una práctica educativa crítica, reflexiva y transformadora.

Education, HigherTeachingEducation, NursingFaculty, NursingEducation, Nursing, GraduateEducación SuperiorEnsenãnzaDocente de EnfermeríaEducación en EnfermeríaEducación de Postgrado en EnfermeríaEducação SuperiorEnsinoDocente de EnfermagemEducação em EnfermagemEducação de Pós-Graduação em Enfermagem
Poderes instáveis em educação1999SacristánJGEducação: um tesouro a descobrir - Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI2001DelorsJCompreender e transformar o ensino1998379SacristánJGGómezAIPPerspectivas atuais da educação2000GadottiMA educação no século XXI: os desafios do futuro imediato2000ImbernónFDesafios modernos da educação1998212DemoPAs competências para ensinar no século XXI: a formação de professores e o desafio da avaliação2002PerrenoudPFilosofia da educação1996AranhaMLAEducação em enfermagem: da realidade construída para a possibilidade em construção199811962NietscheEASaupeRUma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkheim, Max Weber e Talcoot Parsons: um ensaio de interpretaçãoEduc Rev199762420SouzaJVAConcepções pedagógicas no ensino de enfermagem no BrasilTexto Contexto Enferm19972415836BagnatoMHSPedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa2002FreirePSer professor é cuidar para que o aluno aprenda2004DemoPAvaliação no ensino superior e profissionalizante2002DiligentiMAvaliar para promover: as setas do caminho2004HoffmanJ