remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622007000300015S1415-2762(07)01100315PesquisaGerenciar em enfermagem: uma reflexão à luz das idéias de Humberto MaturanaNursing management: a discussion in the light of the ideas of Humberto MaturanaAdministrar en enfermería: una reflexión a la luz de las ideas de Humberto MaturanaCamponogaraSilviamarBackesVania Marli SchubertUFSMDepartamento de Enfermagem UFSCUFSCDepartamento de Enfermagem 0920071133033102212200616102007This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Vivemos um momento em que as transformações intensas na sociedade exigem uma reorientação de muitas concepções e práticas, especialmente levando-se em consideração o pressuposto de que estamos em uma modernidade reflexiva. Essa postura de revisão se faz muito necessária na área do gerenciamento, no sentido de questionar seus fundamentos, especialmente considerando a necessidade de uma abertura à participação das emoções. A enfermagem, como campo do conhecimento e da prática que absorve pressupostos da área da administração, igualmente precisa refletir sobre a importância de agregar a emoção em sua práxis. Assim, neste texto objetiva-se refletir sobre o gerenciamento em enfermagem, buscando evidenciar pontos de discussão que permitam valorizar, mediante a busca na literatura da enfermagem, as emoções em seu cotidiano, como forma de contextualizar e historicizar a prática administrativa e gerencial em enfermagem, alavancando pontos para reflexão e discussão com base, principalmente, no pensamento de Humberto Maturana. Por meio de uma retrospectiva sobre a evolução do ensino e da prática gerencial em enfermagem, verifica-se a predominância da burocratização, da disciplina e da racionalidade técnico-instrumental. Nesse sentido, agregar a emoção como fundamento da razão, de acordo com o entendimento de Humberto Maturana, é indispensável para contribuir na construção de relações éticas e solidárias, condizentes com um enfermeiro com competência ético-política e relacional.

We live at a time when intense changes in society demand the redirection of many concepts and practices, especially given that we are in a time of modern reflection. This attitude of review is necessary in management, questioning the foundations, especially considering the need to be sensitive to the role of emotions. Nursing, as a field of knowledge and practice that involves elements of administration, must also reflect on the importance of including emotion in its practice. Therefore, this text reflects on nursing management, seeking to raise issues that make it possible to value, in the light of nursing literature, emotions in the daily routine, as a way of contextualizing and historically placing administrative and management practice in nursing, leveraging points for reflection and discussion based mainly in the thinking of Humberto Maturana. Examining the background of the evolution of teaching and management practice in nursing, we find that bureaucracy, discipline and technical-instrumental rationality predominate. Therefore, including emotion as the foundation of reason, according to Humberto Maturana, is indispensable to contribute to build ethical relationships suitable for a nurse with ethical, political and relational competence.

Vivimos un momento en que las intensas transformaciones en la sociedad exigen reorientar muchas concepciones y prácticas, sobre todo si consideramos la idea de que estamos en una modernidad reflexiva. Esta postura de revisión se hace necesaria en el área de gestión en el sentido de cuestionar sus fundamentos, especialmente considerando la necesidad de poder manifestar más abiertamente las emociones. Enfermería, como campo de conocimiento y de práctica que incorpora conceptos del área administrativa, también precisa reflexionar sobre la importancia de agregar emoción a la práctica. El objeto del presente estudio es reflexionar sobre la gestión en enfermería buscando evidenciar puntos de discusión que permitan valorar las emociones en su día a día como forma de contextualizar y relatar la práctica administrativa en enfermería, reforzando puntos de reflexión y discusión en base, principalmente, al pensamiento de Humberto Maturana. Haciendo una retrospectiva sobre la evolución de la enseñanza y de la práctica gerencial en enfermería, se observa que predominan la burocratización, la disciplina y la racionalidad técnico-instrumental. En este sentido, agregar la emoción como fundamento de la razón, según Humberto Maturana, es indispensable para contribuir a la construcción de relaciones éticas y solidarias coherentes con el perfil de un enfermero con competencia ética, política y relacional.

Education, NursingHealth Services AdministrationEmotionsEducación en EnfermeríaAdministración de los Servicios de SaludEmocionesEducação em EnfermagemAdministração de Serviços de SaúdeEmoções
Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna19971172BeckBeckUGiddensALashSO indivíduo na organização: dimensões esquecidas1992ChanlatJFRenascença organizacional1996MoscoviciFDesenvolvimento interpessoal1996MoscoviciFRazão e emoção: a inteligência emocional em questão1997MoscoviciFEmoções e linguagem na educação e na política2002MaturanaHPor dentro da história: o ensino de administração em EnfermagemRev Bras Enferm20052226258FormigaJMMGermanoRMSaber de enfermagem e sua dimensão prática1989AlmeidaMCPRochaJSYEducação e ideologia da enfermagem no Brasil1993GermanoRMReestruturação produtiva e trabalho em saúde no Brasil1998PiresDEPO ensino da disciplina de administração em enfermagem nas escolas de graduação da grande São PauloRev Paul Enferm20012230120NimtzMACiamponeMHTEnfermagem hospitalar: administração e burocracia1988TrevizanMAUma nova abordagem no ensino de enfermagem e de administração em enfermagem como estratégia de re(orientação) da prática profissional do enfermeiro.Texto Contexto Enferm1996203425Lunardi FilhoWDLunardiVLO ensino de administração de enfermagem no Brasil: o processo de construção de competências gerenciaisRev Bras Enferm20044017457CiamponeMHTKurcgantPTendências gerenciais que podem levar a enfermagem a percorrer novos caminhosRev Bras Enferm200440811457MagalhãesAMMDuarteERMParecer no CNE/CES n. 1133 de 7 de agosto de 20012001Competências e habilidades no ensino de administração em enfermagem à luz das diretrizes curriculares nacionaisRev Bras Enferm20044758457ValeEGGuedesMVCA ontologia da realidade1997MaturanaHFormación humana y capacitación1995MaturanaHRezepkaSNAspectos éticos na ação gerencial do enfermeiroRev Latino-am Enferm200202859110TrevisanMAMendesIACLourençoMRShinyashikiGTMesa redonda: administração em enfermagemEnferm Atual2002613102KurcgantPCiamponeMHMassaroloMCKBGaidzinskiRRFundamentos para processos gerenciais na pratica do cuidadoRev Esc Enferm USP20054608439RossiFRSilvaMADInclusão da competência interpessoal na formação do enfermeiro como gestorRev Bras Enferm20044846457MunariDBBezerraALQAl encuentro de la competencia del cuidado según Boff: una nueva perspectiva de conducta etica de la enfermera gerenteRev Latino-am Enferm20036527511TrevisanMAMendesIACLourençoMRMeloMRACManifestações culturais e corpóreas do enfermeiro na sua prática gerencialTexto Contexto Enferm200644957315ProchnowAGLeiteJLTrevisanMA