remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622007000300018S1415-2762(07)01100318PesquisaO tempo: uma questão no ensino da enfermagem psiquiátricaTime: an issue in teaching psychiatric nursingEl tiempo: una cuestión en la enseñanza de enfermería psiquiátricaSilvaTeresa Cristina daViannaPaula Cambraia MendonçaSilveiraMarília Rezende daUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem 0920071133233301610200720032007This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este trabalho baseia-se na experiência vivenciada pelas autoras deste estudo no ensino da disciplina Enfermagem Psiquiátrica e tem como objetivo realizar articulações teóricas sobre o ensino dessa disciplina e suas particularidades, em especial sobre a intervenção no tempo, realizada como uma experiência de fazer diferente. Para tanto,recorre-se a conceitos que a psicanálise possui - elaboração em Freud e o tempo e suas três asserções possíveis em Lacan - para subsidiar a discussão. Conclui-se que o tempo é algo que surge como fator essencial no ato de ensinar Enfermagem Psiquiátrica, tomado como a dimensão na qual se encontra o espaço para que o aluno, ao deparar com conteúdos que o remetem a questões de sua vida psíquica, possa encontrar condições de elaboração psíquica.

This work is based on the authors' experience in teaching Psychiatric Nursing disciplines. The objective is to carry through theoretical ideals on the teaching of Psychiatric Nursing and, in particular, on the interventions carried out while trying to make a difference. For in such a way, it appeals to the concepts of psychoanalysis - elaboration in Freud and time and its three possible assertions in Lacan - to subsidize the argument.We conclude that time is an essential factor in the act to teaching Psychiatric Nursing, as the dimension in the which the student has the opportunity to work on content that refer him/her to his/her psychic life.

El presenta trabajo está basado en la experiencia de sus propias autoras en la enseñanza de la asignatura Enfermería Psiquiátrica. Su propósito es realizar articulaciones teóricas acerca de la enseñanza de dicha materia y sus particularidades, especialmente sobre la intervención en el tiempo, realizada como una experiencia de hacer algo diferente. Para ello recurre a conceptos propios del psicoanálisis tales como la elaboración en Freud y el tiempo y sus tres acepciones posibles, según Lacan, para sostener la discusión. Concluye que el tiempo es algo que surge como factor esencial en el acto de enseñar Enfermería Psiquiátrica, considerado como la dimensión en la cual se encuentra el espacio para que el alumno, al enfrentarse con contenidos que lo remiten a cuestiones de su vida psíquica, pueda encontrar condiciones de elaboración psíquica

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