remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622007000200012S1415-2762(07)01100212PesquisaA educação para a saúde na ótica do acadêmico de enfermagemEducation for health from the point of view of nursing studentsLa educacion para la salud desde el punto de vista del académico de enfermeríaRosaRebeca dos Santos DuarteMarcianoElaine Cristina VelozoRochaFernanda Érica SantosPontifícia Universidade Católica de Minas GeraisCampus Coração Eucarístico Curso de Graduação em EnfermagemFaculdade de Saúde e Ecologia HumanaCurso de Enfermagem Pontifía Universidade Católica de Minas GeraisCampus Coração Eucarístico 0620071121811870505200701122005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste trabalho, analisa-se a importância da Educação em Saúde segundo vivências do acadêmico de enfermagem. A pesquisa fundamenta-se na valorização da Educação em Saúde no contexto social atual, realizando uma retrospectiva histórica de seu surgimento no Brasil. Abordou-se, também, a relação da Educação em Saúde com as instituições de ensino superior. Utilizou-se neste trabalho pesquisa quantiqualitativa, que busca investigar a percepção de tais sujeitos sobre Educação em Saúde no contexto da disciplina Educação para Saúde. Os resultados encontrados demonstram uma importante percepção da disciplina para a "constituição" do enfermeiro, tanto profissional como pessoalmente. Conclui-se o trabalho problematizando a postura e a conduta da instituição de ensino superior diante da Educação para Saúde.

In this work we analyze the importance of health education as experienced by nursing students. The research is based on valuing health education in the current social context, carrying out a historical review of its appearance in Brazil. We also dealt with the relation of health education with the higher education institutions. Quantitative and qualitative research was used in this work, seeking to investigate the perception of these subjects in the context of the subject Education of Health. The results found show an important perception of the subjects for the "constitution" of the nurse, both professional and personal, The work is concluded by raising issues on the attitude and conduct of higher education institutions in the face of Health Education.

En este trabajo se analiza la importancia de la educación en salud según experiencias de académicos de enfermería. La investigación se basa en la valoración de este tipo de educación dentro del actual contexto social y realiza una retrospectiva histórica de su aparición en Brasil. Se enfocó, también, su relación con las instituciones de enseñanza superior. Este trabajo se realizó mediante investigación cuantitativa y cualitativa, que busca observar la percepción de los académicos dentro del contexto de la asignatura Educación para la Salud. Los resultados indican que la asignatura es importante para la formación tanto profesional como personal del enfermero. El trabajo concluye cuestionando la postura y conducta de la institución de enseñanza superior ante la educación para la salud.

Education, NursingHealth EducationEducation, HigherProfissional TrainingStudents, NursingEducacíon en EnfermeríaEducación en SaludEducación SuperiorEstudiantes de EnfermeríaEducação em EnfermagemEducação em SaúdeEducação SuperiorCapacitação ProfissionalEstudantes de Enfermagem
Novo dicionário da língua Portuguesa1995588FerreiraABPedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa1994FreirePRA educação popular: conceito que se defini na práxis2004HurtadoCNMétodo Paulo Freire: princípios epráticos de uma concepção popular de educação2005FeitosaSCSA saúde nas palavras e nos gestos: reflexão da rede educação popular e saúde20012126BrandãoCRVasconcelosEMEducação popular, um jeito especial de conduzir o processo educativo no setor saúde2004VasconcelosEMLei nº 8.080 de 199009201990Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambientalCad. Saúde Pública06199228MohrASchallVTA saúde nas palavras e nos gestos: reflexão da rede educação popular e saúde200111536SmekeELMOliveiraNLSVasconcelosEMA educação em saúde,a comunicação em saúde e a mobilização social na vigilância e monitoramento da qualidade da água para consumo humanoJ Mov Popular Saúde2003MoisesMParâmetros Curriculares Nacionais-5ª a 8ª séries: temas transversais199824583Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionaisRev. Saúde Pública041997231CandeiasNMFPadrões mínimos da prática da educação em saúde: um projeto pioneiroRev. Saúde Pública081989423RiceMCandeiasNMFResolução CNE/CES nº 311092001Educação e Saúde e cidadania1996VallaVVStotzENHistória das políticas públicas de saúde no Brasil: uma pequena revisão2005PolignamoMVFontes para a história dos 50 anos do Ministério da SaúdeHist. cienc. saude-Manguinhos122003310LimaALGSSaavedraMMartaEducação popular nos serviços de saúde1989VasconcelosEMApostila de didática2004RosaRSDConstituição da Republica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 19881988O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde1996MinayoMCSPesquisa participante: promovendo a assistência de familiares à criança asmáticaRosaRSDPlano de Ensino2004RosaRSD