remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622007000200005S1415-2762(07)01100205PesquisaO vivido de mães de crianças diabéticas: subsídios para atenção de enfermagemLo que viven las madres de niños diabéticos: subsidios para la atención de enfermeríaThe experience of mothers of diabetic children: input for nursing careGhelmanLiane GackPazElisabete AraújoRio de JaneiroUFRJEscola de Enfermagem Anna Nery lgghelman@gmail.comEEANNúcleo de Pesquisa de Enfermagem e Saúde Coletiva bete.paz@gmail.com0620071121391433107200719102006This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste estudo sobre o cotidiano de mães de crianças diabéticas o objetivo foi compreender o significado do ser mãe de crianças diabéticas. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou a fenomenologia heideggeriana como método de investigação e análise dos depoimentos das mães. A compreensão vaga e mediana desse significado mostrou a preocupação com o agravamento da diabetes, o controle para a aceitação das mudanças nos hábitos alimentares dos filhos e a ocupação com a insulinização dos filhos. Na interpretação compreensiva, desvelou-se o ser mãe preocupado "ek-sistindo" na propriedade da ocupação cotidiana de manter o controle glicêmico das crianças, a facticidade do cuidar do filho diabético, a disposição do temor da hipoglicemia. Os resultados apontaram que o enfermeiro, como membro da equipe de saúde, tem a possibilidade de realizar sua prática assistencial orientada para ajudar as mães em suas dificuldades com o manejo dos cuidados domiciliares, valorizando suas experiências familiares e existenciais, e privilegiando o encontro, o envolvimento e a singularidade das relações das mães com seus filhos.

Estudio que trata del cotidiano de madres y niños diabéticos y que tiene el objetivo de comprender el significado de ser madre de niños diabéticos. Es un estudio cualitativo que utilizó la fenomenología heideggeriana como método de investigación y análisis de los relatos de las madres. La comprensión poco precisa del significado evidenció la preocupación con el agravamiento de la diabetes, con el control para aceptar los cambios en los hábitos de nutrición de los niños y con el ocuparse de la insulinización de sus hijos. En la interpretación comprensiva se reveló el ser madre pre-ocupada ex-sistiendo en el modo de la ocupación cotidiana, la facticidad del cuidar de su hijo diabético, la disposición del temor a la hipoglucemia. Los resultados del estudio indicaron que el enfermero, como miembro del equipo de salud, tiene la posibilidad de realizar su práctica asistencial orientada para ayudar a las madres en sus dificultades administrando los cuidados domiciliarios que realizan, valorando sus experiencias familiares y existenciales que privilegien el encuentro, el compromiso y la singularidad de las relaciones de las madres con sus hijos.

In this study on the daily routine of mothers of diabetic children, the objective was to understand the meaning of being the mother of a diabetic child. It is a qualitative study based on Heideggerian phenomenology as the method of investigation and analysis of the statements of the mothers. The vague and average understanding of this meaning showed the concern with the worsening of diabetes, the control to accept changes in the eating habits of the children and the occupation with the insulin control of the children. In the comprehensive interpretation it was found that the mothers were worried about the constant glycemic control of their children, with the fear of hypoglycemia. The results showed that nurses, as members of the health team, are able to carry out their care directed at helping mothers in their difficulties with domestic chores, valuing their family and existential experience, giving a special position to meeting, involvement and the uniqueness of the relations of mothers with their children.

Diabetes MellitusEnfermagem PediátricaRelações Mãe-FilhoPesquisa em EnfermagemFilosofia em EnfermagemPesquisa QualitativaDiabetes MellitusEnfermería PediátricaRelaciones Madre-HijoInvestigación en EnfermeríaFilosofia en EnfermeriaInvestigación CualitativaDiabetes MellitusPediatric NursingMother-Child RelationsNursing ResearchPhilosophy, NursingQualitative Research
Análise das dificuldades relacionadas às atividades diárias de crianças e adolescente com diabetes mellitus tipo 1: depoimento de mãesRev Latino-Am Enf122001253069ZanettiMLMendesIACO ser mãe de uma criança diabética: o cotidiano existencial e a assistência do enfermeiro132GhelmanGLImplications of the diabetes control and complication trialClin Diabetes2000525725Diabetes Mellitus1980ArduínoFVivendo com o diabetes: a experiência contada pela criançaRev Latino-Am Enf0220062532114MoreiraLP2000155SeyffarthAnelena SoccalLimaLaurenice PereiraLeiteMargarida CardosoSer e tempo - Parte I.: Trad. Márcia de Sá Cavalcante1999HeideggerMResolução n. 196, 10 de outubro de 1996.: Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos1996Metodologia da entrevista: uma abordagem fenomenológica1991CarvalhoASA pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos1989MartinsJBicudoMAVAuto-aplicação de insulina em crianças portadoras de diabetes mellitus tipo 1Rev Latino-Am Enf07200051838DallAZanettiMLO desafio para o controle domiciliar em crianças e adolescents diabéticos tipo 1Rev Latino-Am Enf07200132649ZanettiMLMendesIACRibeiroKPA enfermagem no cuidado de saúde à criança em unidades básicas: uma abordagem fenomenológicaPazEAPCuidar: expressão humanizadora da enfermagem2006WaldowVR