remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622007000100004S1415-2762(07)01100104PesquisasEnsino de enfermagem gerontológica na graduação das instituições públicas do estado de Minas GeraisEnseñanza de enfermería gerontológica a nivel de graduación en las instituciones públicas del estado de Minas GeraisTeaching of gerontology nursing at undergraduate course level at the Minas Gerais province public institutionsOliveiraGabriela Ribeiro deTavaresDarlene M. dos SantosMontanholiLiciane LangonaSimõesAna Lúcia de AssisSecretaria Saúde da Municipal de Patos de MinasPrograma Família Universidade Federal do Triângulo MineiroCentro de Graduação em Enfermagem darlenetavares@netsite.com.brUFTMCGE Hospital Guilherme Álvaro de Santos01200711126311203200718072006This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste estudo, descreve-se a visão dos docentes de Enfermagem de seis instituições públicas do Estado de Minas Gerais quanto aos conceitos de idoso e gerontologia, carga horária e conteúdo de gerontologia, bem como participação em pesquisa e extensão. Responderam ao questionário dez (76,8%) docentes. A análise dos dados foi baseada em Bardin.14 A maioria dos docentes pertence ao sexo feminino (80%), 70% são mestres e 20% são doutores. A carga horária variou. Foram ministrados os seguintes conteúdos: Assistência de Enfermagem Gerontológica, Fundamentos da Atenção Gerontológica e Aspectos Legais. Os docentes realizam pesquisas (30%) e extensão (40%). Os conceitos de idoso e gerontologia têm aderência ao conceito atual.

Este estudio describe la visión de los docentes de enfermería de 6 instituciones públicas del Estado de Minas Gerais sobre el concepto de anciano y gerontología; carga horaria y contenido de enfermería gerontológica; participación en investigación y extensión. Respondieron al cuestionario 10 (76,8%) docentes. El análisis de los datos se hizo según el método de Bardin.14 La mayoría de los docentes (80%) es del sexo femenino, (80%), maestros (70%) y doctores (20%). La carga horaria varió. Los contenidos impartidos son: Asistencia en Enfermería Gerontológica; Fundamentos de la Atención Gerontológica y Aspectos legales. Los docentes realizan investigación (30%) y extensión (40%). Los conceptos de anciano y gerontología, expresados por los docentes, tienen adherencia al concepto actual.

This study describes the Nursing faculty’s point of view from public institutions in the State of Minas Gerais, Brazil, in relation to elderly and gerontology concepts, program outline and duration of gerontology nursing courses and participation in research and extension activities. It was answered by 10 (76.8%) teachers. The data were analyzed using the Bardin14 methodology. The majority of the teachers (80%) are women, 70% of them have a M.Sc. and 20%, a Ph.D. degree. The duration of the nursing gerontology content varied. The courses’ main topics are: Gerontology nursing care; Principles of gerontology care; and the legal rights of the elderly. 30% and 40% of the teachers are involved with research and extension, respectively. The concepts of Elderly and Gerontology, given by the teachers, are almost identical to the most currently used concepts.

Educação em EnfermagemRecursos Humanos em EnfermagemIdosoEnfermagem GeriátricaEnvelhecimentoEducación en EnfermeríaPersonal de EnfermeriaAncianoEnfermería GeriátricaEnvejecimientoEducationNursingNursing StaffAgedgeriatric nursingaging
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