remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622007000100003S1415-2762(07)01100103PesquisasIncidentes críticos relativos à conduta do professor de enfermagem no processo de ensino e aprendizagem segundo a percepção do alunoIncidentes críticos relativo a la conducta del profesor en enfermería del proceso enseñanza-aprendizaje según la percepción de alumnosCritical incidents relative to the professor the nursing behavior of the teaching-learning process through the perception of studentsZaniAdriana ValongoNogueiraMaria SuelyLondrinaPRUniversidade Norte do Paranáadrianazani@hotmail.comUSP de Ribeirão PretoEscola de Enfermagem 01200711119250304200712092006This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A conduta do professor pode influenciar de modo positivo ou negativo no processo ensino-aprendizagem do aluno. O objetivo com este estudo foi identificar aspectos positivos e negativos da conduta do professor quanto ao processo ensino-aprendizagem do Curso de Graduação em Enfermagem, segundo a percepção do aluno. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa por meio da técnica de incidentes críticos. Fizeram parte do estudo 140 alunos. Após análise dos dados, observou-se que os alunos relataram 435 incidentes críticos, sendo 317 referências negativas e 118 positivas. Portanto, o professor precisa analisar suas atitudes, compreendendo o momento de aprendizagem do aluno.

La conducta del profesor puede influir de manera positiva o negativa en el proceso enseñanza-aprendizaje de los alumnos. El objetivo de este estudio fue identificar los aspectos positivos y negativos de la conducta del profesor en el proceso de enseñanza-aprendizaje del curso de Enfermería, según la visión de los alumnos. Este trabajo consistió en un estudio descriptivo con enfoque cualitativo, a través de la “técnica de incidentes críticos”. Formaron parte de este estudio 140 alumnos. Después del análisis de datos se observó que los alumnos relataron 435 incidentes críticos, 317 referencias negativas y 118 positivas. Por lo tanto, concluimos que el profesor precisa analizar sus actitudes y entender el momento de aprendizaje de los alumnos.

The behavior of teachers can influence the teaching-learning process of students positively or negatively. The objective of this study was to identify positive and negative aspects in teachers' behaviors in the teaching-learning process in an undergraduate nursing course, from the point-of-view of students. It is a descriptive study with a qualitative approach through a technique of critical incidence. The study included 140 students. An analysis of the data showed that the students reported 435 critical incidents, of which 317 were negative and 118 were positive. Therefore, the teacher must analyze his attitudes in order to better understand the learning of students.

EnsinoAprendizagemEnsino SuperiorEducação em EnfermagemComportamentoEnseñanzaAprendizajeEducación SuperiorEducación en EnfermeríaConductaTeachingLearningEducationHigherEducationBehavior
Influência do comportamento comunicativo não-verbal do docente em sala de aula - visão dos docentes de enfermagemRev Esc Enf USP1220013819435CastroRKFSilvaMJPComunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionadoCiên Cuidado Saúde092002143911ValsecchiEASSNogueiraMSComportamento Comunicativo do docente de Enfermagem e sua influencia na aprendizagem do EducandoNursing (São Paulo)2001314114RochaEMSilvaMJPAnais20001738RochaEMSilvaMJPImplicações pedagógicas da comunicação interativa [dissertação]1996BezerraDBO Professor universitário em aula1990AbreuMCMasettoMTSem medo de mudar: desenvolvendo um método de ensino-aprendizagem participanteTexto Contexto Enf.0719941495623CoelhoEBSPimentelCPBPatricioZMSaúde mental como tema transversal no currículo de enfermagemRev Bras Enf0720034203456MonteiroARMFundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização2004PolitDFBeckCTHunglerBPA técnica dos incidentes críticosArq Bras Psicol Aplic04197399141224FlanaganJCDiretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos1997A análise do trabalho e a determinação de critérios em psicologia aplicadaArq Bras Psicol Aplic0419747182325Dela ColetaJAA Técnica dos Incidentes Críticos no Ensino1994EstrelaMTEstrelaAFundamentos de enfermagem: incidentes críticos relacionados à prestação de assistência em estagio supervisionado [dissertação]1999ValsecchiEASSCriatividade e Relação Pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativoRev Bras Enf07200343942456ReibnitzKSPradoMLAnsiedade-Estado em situações de sala de aula e estágios de enfermagemRev Gaúcha Enf0719843052552SchmarczekMO trabalho em grupo: vivências de alunos de enfermagemRev Bras Enf0720024605455SilvaKMCCorrêaAKHolismo só na teoria: a trama de sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formaçãoRev Esc Enf USP09200433240338EsperediãoEMunariDBComportamento cmunicativo do docente de enfermagem e sua influência na aprendizagem do educando [dissertação]1999RochaEMA sala de aula como espaço de comunicaçãoInterface081997435011NovelliPGA relação com a professora transforma a disposição interna da aluna para enfrentar os desafios da aprendizagem [dissertação]1995MatheusMCCExpectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospitalRev Esc Enf USP0619992006233CarvalhoMDBPellosoSMValsecchiEASSCoimbraJAHAgir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de HabermasRev Bras Enf0720024303455CestariMEReflexões sobre o ensino de EnfermagemRev Gaúcha Enf.0719894144210WaldowVRSer professor: necessidade de formação profissional especificaRev Formação, Brasília,0120025134Lobo NetoFJSComportamento Comunicativo do docente de enfermagem e sua influência na aprendizagem do educando [dissertação]1999RochaEM