remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622006000400015S1415-2762(06)01000415PesquisasA utilização do planejamento estratégico simplificado por estudantes de enfermagem: preparando futuros profissionaisThe use of simplified strategic planning by nursing students: preparing future professionalsUtilización de la planificación estratégica simplificada por estudiantes de enfermería: preparando futuros profesionalesOtaniMárcia Aparecida PadovanPereiraAline FagnaniMutroMaria Eugênia GuerraSouzaMatheus Rosa deBediniLuciana MiguelSerissaAndréaSPSecretaria Municipal de Higiene e Saúde de MaríliaDistrito de Pe. Nóbrega Unidade de Saúde da FamíliaSPFaculdade de Medicina de MaríliaCurso de Enfermagem mm-otani@famema.br1220061044074110812200609032006This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O objetivo deste trabalho é descrever a utilização do planejamento estratégico simplificado em uma Unidade do Programa de Saúde da Família, durante o estágio supervisionado da 4ª série do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Como referencial de planejamento foi adotado o protocolo da equipe de Saúde da Família baseado em problemas. Os resultados mostram que essa forma de organização do processo de trabalho permite a participação de vários atores e desenvolve no estudante o raciocínio estratégico, contribuindo para a formação de profissionais que atuarão nos diversos serviços de saúde.

The aim of this paper is to describe the use of simplified strategic planning in a Family Health Program Unit during 4th year nursing student supervised internships at the Marilia Medical School. The Family Health team problem-based protocol was used as a reference for planning purposes. Results show that this method for organizing the work process allows several actors to participate, and develops strategic thinking in students, contributing to the training of professionals that will work in health services.

El objeto de este trabajo es mostrar cómo se usó la planificación estratégica simplificada en una Unidad del Programa de Salud de la Familia durante la pasantía supervisada de estudiantes del 4º año del curso de Enfermería de la Facultad de Medicina de Marília. Como referente de planificación se adoptó el protocolo del equipo de Salud de la Familia basado en problemas. Los resultados muestran que esta forma de organización del proceso de trabajo permite la participación de varios actores y que desarrolla el pensamiento estratégico en los estudiantes. Contribuye, así, a la formación de profesionales que van a actuar en los servicios de salud.

EducationNursingStrategic PlanningOrganization and AdministrationEducación en EnfermeríaPlanificación EstratégicaOrganización y AdministraciónEducação em EnfermagemPlanejamento EstratégicoOrganização e Administração
Avaliação da implementação do Programa de Saúde da Família em dez grandes centros urbanos: síntese dos principais resultados2002Parecer CNE/CES 1.133/2001, de 7 de agosto de 2001: diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição2001Estágio supervisionado da 4ª série - 20042004Proposta metodológica de planejamento com enfoque estratégico: uma contribuição para a gestão de serviços de saúdeRev Saúde Distrito Federal200237453-413SouzaJPMiranda JúniorUJPPolítica, planejamento & governo1993MatusCA organização da saúde no nível local199811132AcúrcioFASantosMAFerreiraSMGMendesEVIntrodução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação1987TriviñosANSOrganização do cuidado a partir de problemas: uma alternativa metodológica para atuação da equipe de saúde da família2000SantanaJPSistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e Sistema de Informação do Atendimento Ambulatorial (SIAL)2003Manual de planejamento do setor saúde: diagnóstico e programação de áreas locais e regionais1977TinocoAFPlanejamento das ações em UBS: uma parceria ensino/serviçoNurs Saúde Coletiva2004152111MarinMJSMendonçaPQMessiasDCCAlcaldePCCATogashiZPCKalilAKB