remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622006000400017S1415-2762(06)01000417Revisão TeóricaUm olhar sobre as ações do enfermeiro no processo de acreditação hospitalarA study of the actions of nurses in hospital accreditation processesUna mirada a las acciones de la enfermera en el proceso de acreditación hospitalariaMatosSelme Silqueira deMoraisRosana MariaNeumannVera NildaSilvaViviane CristinaSilvaCarla TeixeiraAlvesMaríliaNEPCEEEUFMGDepartamento de Enfermagem Básica EEUFMGPrograma de Pós-graduação 1220061044184240301200724072006This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que se propõe descrever ações do enfermeiro no processo de acreditação hospitalar. O estudo foi desenvolvido durante os meses de abril e maio de 2006 através de revisão de literatura sobre o tema escolhido, disponível nos bancos de dados BIREME, LILACS, SCIELO e BDENF. Os dados foram obtidos nas seguintes categorias: o processo de acreditação hospitalar e o enfermeiro no processo de acreditação hospitalar. Concluiu-se que a liderança, a comunicação, a habilidade técnico-científica, a organização do trabalho e os programas de educação continuada são estratégias que possibilitam ao enfermeiro implementar as mudanças requeridas às novas situações e ao trabalho interdisciplinar. Dessa forma esse profissional vem proporcionando melhoria na qualidade da assistência e contribuindo efetivamente para o alcance dos objetivos institucionais , ou seja,o êxito do processo de acreditação.

This paper is a bibliographic review aiming to describe the actions of nurses in the hospital accreditation process. A review of literature on this theme was undertaken between April and May 2006 using the BIREME, LILACS, SCIELO and BDENF databases. Data was collected on the hospital accreditation process, and nurses in the hospital accreditation process. We concluded that leadership, communication, technical and scientific knowledge, organization of work, and continuing education programs are strategies that enable nurses to implement changes required for the new situation and for interdisciplinary work. Nurses, therefore, can facilitate improvements in the quality of care and effectively support the institution as it seeks success in the accreditation process.

Se trata de una investigación bibliográfica que se propone describir acciones del enfermero en el proceso de acreditación hospitalaria. Este estudio se llevó a cabo durante abril y mayo de 2006 con revisión de literatura sobre el tema en pauta, disponible en las bases de datos BIREME, LILAS, SCIELO y BDENF. Los datos se obtuvieron en las siguientes categorías: el proceso de acreditación hospitalaria y el enfermero en el proceso de acreditación hospitalaria. Se concluyó que líderes, comunicación, habilidad técnico científica, organización del trabajo y programas de educación continua son estrategias que le permiten al enfermero implementar los cambios que requieren tanto las nuevas situaciones como el trabajo interdisciplinario. De tal manera, dichos profesionales vienen proporcionando mejoras en la calidad de la asistencia y contribuyendo efectivamente al alcance de los objetivos institucionales, es decir, al éxito del proceso de acreditación.

AccreditationHospitalsNurse´s RoleQuality AssuranceHealth CareEducationNursing ContinuingQuality of Health CareQuality ControlProfessional CompetenceAcreditaciónHospitalesRol de la EnfermeraEducación Continua en EnfermeríaGarantía de la Calidad de Atención de SaludCalidad de la Atención de SaludControl de CalidadCompetencia ProfesionalAcreditaçãoHospitaisControle de QualidadePapel do Profissional de EnfermagemCompetência ProfissionalEducação Continuada em EnfermagemGarantia da Qualidade dos Cuidados de SaúdeQualidade da Assistência à Saúde
Cenário da acreditação hospitalar no Brasil: evolução histórica e referências externasSchiesariLMCManual brasileiro de acreditação hospitalar1999Como elaborar projetos de pesquisa2002GilCAO enfermeiro na função gerencial: desafios e perspectivas na sociedade contemporâneaBritoMJMNovas formas de organização do trabalho em saúde e enfermagemRev Baiana Enf10200083921/213PiresDNO processo de acreditação hospitalar e a participação da enfermeiraRev Enf UERJ042004837112LabbadiaLLMatsushitaMSPivetaVMVianaTACruzFSLStress e trabalho: guia prático com a abordagem psicossomática1997RodriguesAFrancaACLRodriguesALManual Brasileiro de Acreditação Hospitalar2002Manual de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares2004Liderança e comunicação: estratégias para o gerenciamento da assistência de enfermagem no contexto hospitalarRev. Latino-Am.Enf102000344358GalvãoCMSawadaNOCastroApCornioniFO contexto da educação continuada em enfermagem na visão dos gerentes de enfermagem e dos enfermeiros de educação continuadaMundo Saúde1020003526524BezerraALQAdministração em enfermagem2003KurcgantPEstilos de liderança da enfermeira em uma instituição pública de FortalezaRev Bras Enf12200055336453ValeEGCaetanoFHPCarneiroMMGSampaioMGCA qualidade da assistência de enfermagem e a motivação no trabalhoEnfoque1219988890416MarraCCSatisfação do usuário: desvendando as representações sobre a qualidade da assistência de enfermagemEsc Anna Nery Rev Enf1220024112336SilvaAGIA conduta gerencial da enfermeira: um estudo fundamentado nas teorias gerais da administraçãoRev Latino-Am Enf0420031617211FernandesMSNovas tendências no ensino e na prática da enfermagemRev Esc Enf USP09197021391/24RibeiroCMResolução CNE/CES No 3/2001: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em EnfermagemDiário Oficial da União11092001Subsídios para a conceituação da assistência de enfermagem rumo à reforma sanitáriaRev Bras Enf1987178802/340XavierIMSouzaAMAAraujoECRodriguez NetoESouzaEOBricenoGLei nº 7498, de 25 jun.1986: Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providênciasDiário Oficial da União0626198692735