remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622006000300015S1415-2762(06)01000315Revisão TeóricaHabilidades afetivas na formação do profissional de enfermagemHabilidades afectivas en la formación del profesional de enfermeríaAffective skills in nursing educationSantiagoPatrícia Sarsur NasserCarvalhoDaclé VilmaBelo HorizonteMGUniversidade de Minas GeraisEscola de Enfermagem dacle@ufmg.br Minas GeraisPontifícia Universidade Católica de Minas GeraisEscola de Enfermagem 0720061032922961208200609042006This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se de uma revisão de literatura sobre habilidades afetivas. São descritos os conceitos, classificação e sistema de testagem segundo a abordagem de Benjamim Bloom e colaboradores. Destaca-se a importância da aplicação dessas habilidades tanto para o ensino como para prática de enfermagem.

Se trata de una revisión de literatura sobre habilidades afectivas. Se describen los conceptos, clasificación y sistema de evaluación según la propuesta de Benjamin Bloom y colaboradores. Se realza la importancia de la aplicación de dichas habilidades tanto para la enseñanza como para la práctica de enfermería.

This study is a review of literature about affective skills. It describes concepts, classification and a testing system, according to Benjamim Bloom and colleagues. It emphasizes the importance of using these skills, both in nursing education and practice.

Educación en EnfermeríaEducación en SaludAptitudPractica ProfesionalEnfermagemEducação em EnfermagemEducação em SaúdeAptidãoPrática ProfissionalNursing, EducationNursingHealth EducationAptitudeProfissional Practice
Formação do enfermeiro a nível de graduação: percepção do educando sobre a implicação dos programas educacionais1986SilvaTVA formação profissional no século XXI: desafios e dilemasCi Inf1220027782331SilvaELCunhaMVTaxionomia de objetivos educacionais: domínio afetivo1973204BloomBSKrathwohlDRMasiaBBEstratégias de ensino-aprendizagem1985312BordenaveJDPereiraAMCrenças, atitudes e valores1981RokeachMObjetivos educacionais: uma técnica de avaliação1979PelosiMS