remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622006000300013S1415-2762(06)01000313PesquisaInclusão do tema plantas medicinais no currículo dos cursos da área da saúde: uma realidade necessáriaInclusión del tema plantas medicinales en el plan de estudios de los cursos del área de salud: una realidad necesariaIncluding herbal medicine in the health curriculum: a necessary realitySenaJanaínaSoaresMaria Cristina FloresVazMarta Regina CezarSenaÂngelaBaischAna Luiza MuccilloFundação Universidade Federal do Rio Grandecezarvaz@vetorialnet.com.brFundação Universidade Federal do Rio Grandecristina@octpus.furg.brFundação Universidade Federal do Rio Grandeabaisch@octopus.furg.bRio GrandeFundação Universidade Federal do Rio Grandejanaenf@hotmail.comInstituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão LTDAangelafarm@hotmail.com0720061032802860809200613102005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Esta pesquisa, realizada com docentes de universidades da região sul do Rio Grande do Sul e da Campanha, buscou verificar como acontecia a organização do tema plantas medicinais, a importância atribuída, mostrando a necessidade da inclusão do tema no currículo. É uma pesquisa quantitativa realizada com 183 docentes (61%). Verificou-se que o tema não é desenvolvido pela maioria dos docentes; 92,16% consideram importante a difusão do tema; e, 81,70% reconhecem a necessidade da inclusão do tema no currículo; precedida de sua ampla discussão nos meios acadêmicos, pois docentes apontam a necessidade da inclusão desse conteúdo em cursos relacionados à saúde.

Esta investigación, llevada a cabo con docentes de universidades de la región sur del Estado de Río Grande do Sul y de Campanha, buscaba observar cómo se organizaba el tema de las plantas medicinales, la importancia atribuida y señala la necesidad de incluir dicho tema en el plan de estudios. Se trata de una investigación cuantitativa con 183 docentes (61%); quedó comprobado que la mayoría de los docentes no desarrollan el tema, que 92,16% consideran importante la difusión del tema y que 81,70% reconocen la necesidad de incluirlo en el plan de estudios. Por lo tanto, es importante la discusión del tema en el medio académico pues algunos docentes piensan que debe incluirse en los cursos relacionados con la salud.

This research, carried out with teachers at universities in the south of the State of Rio Grande do Sul and in Campanha, sought to understand how herbal medicine is organized, what status it has, and demonstrated the need to include this issue in the curriculum. It is a quantitative research carried out with 183 teachers (61%). We found that this issue is not discussed by most teachers; 92.16% consider it an important issue and 81.70% recognize the need to include this in the curriculum after wide discussion in academic circles. The teachers state the need to include this content in health courses.

Plantas MedicinalesCurriculumEducación SuperiorEducación en SaludPlantas MedicinaisCurrículoEducação SuperiorEducação em SaúdePlantsMedicinalCurriculumEducationHigherHealth Education
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