remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622006000200016S1415-2762(06)01000216Artigo ReflexivoReflexões sobre a intermediação da linguagem na relação entre professor e aluno de graduação em enfermagemReflexiones sobre la intermediación del lenguaje en la relación entre el profesor y el estudiante de graduación en enfermeríaReflections on language intermediation in the relation between nursing teachers and undergraduate studentsCostaAndréia Jorge daSantosMaria da Soledade Simeão dosSantosNeiva Maria PicininiRio de JaneiroRJUniversidade Federal do Rio de JaneiroEnfermagem Departamento de Metodologia da Enfermagemandreiajcosta@msn.comUniversidade Federal do Rio de JaneiroEnfermagem Departamento de Metodologia da EnfermagemUniversidade Federal do Rio de JaneiroEnfermagem Departamento de Metodologia da Enfermagem0420061021911971402200616122005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A universidade deve estimular a ampliação das competências comunicativas dos discentes; portanto, as referências bibliográficas, as ferramentas educacionais e a abordagem dos alunos pelos professores são importantes na formação de indivíduos para o exercício profissional, docência e pesquisa. É desafiante para docentes abrangerem conteúdos programáticos curriculares em classes numerosas e heterogêneas, constituindo-se a relação professor-aluno como auxiliar nesta organização escolar. O objetivo deste trabalho é compreender as interfaces da linguagem na relação professor-aluno de graduação em Enfermagem. As autoras afirmam ser fundamental para essa relação a reflexão dos professores acerca da linguagem, das variações lingüísticas e gêneros discursivos, os quais valorizam enunciados e conceitos e favorecem o aprendizado dos alunos.

La universidad debe estimular el desarrollo de las capacidades comunicativas de los discentes. Por lo tanto, la referencia bibliográfica, herramienta educativa, y la forma cómo los profesores se relacionan con los alumnos son importantes en la formación de individuos para el ejercicio profesional, la docencia y la investigación. Para los docentes es un desafío incluir contenidos programáticos en el plan de estudios en clases numerosas y heterogéneas y, por ello, la relación entre el profesor y el alumno es importante en esta organización escolar. El objetivo del trabajo es entender los interfaces del lenguaje en la relación profesor-alumno de graduación en enfermería. Las autoras sostienen que es fundamental que los profesores reflexionen acerca del lenguaje, las variaciones lingüísticas y los géneros discursivos, para valorar enunciados y conceptos, favorecer el aprendizaje de los alumnos y fortalecer su relación con los profesores.

Universities must stimulate an improvement in students' communication skills. Bibliographical references, educational tools and the way teachers deal with students are important in preparing individuals for professional practice, teaching and research. It's challenging for professors to cover curricular program content in large heterogeneous groups, therefore the relationship between teachers and students is central in school organization. The objective of this study is to understand the language interface in the teacher-student relationship in undergraduate Nursing. The authors state that it is fundamental for teachers to think about language, linguistic variations and discursive genres, giving a special place to enunciates and concepts, favoring the learning of students and strengthening the relationship with teachers.

Educación en EnfermeríaEducación SuperiorEstudiantes de EnfermeriaInterrelaciónEducação em EnfermagemEnsino SuperiorEstudantes de EnfermagemInter-RelaçãoEducation, NursingEducation, HigherStudents, NursingInterrelation
Pensamento crítico em Enfermagem: um enfoque prático1996LefevreRADidática2001LibâneoJCMonografia: como fazer1998KerscherMAKerscherSMProcesso de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos "sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior"Cad Pesq Adm, São Paulo2001698218SantosSCORefletindo sobre a linguagem2004KoeglerCEOs gêneros do discurso e o texto escrito na sala de aula: Uma contribuição ao ensinoCarvalhoMAFUOL-Educação1996A Relação professor-aluno: o que é e como se faz2003MoralesPA linguagem e suas variaçõesAntunesEDiscurso e ensino2000CardosoSHBEnsinando e aprendendo um novo estilo de cuidar2001IdeCACDomênicoEBLManeiras de cuidar: maneiras de ensinar. A Enfermagem entre a escola e a prática profissional1995WaldowVRLopesMJMMeyerComunicação, cultura e gestão educacionalCad Cedes08200141535421GentiliniJAO vídeo na sala de aula051995MoranJM