remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622006000200010S1415-2762(06)01000210PesquisasO programa de educação tutorial - pet - sob a ótica dos iniciantesEl programa de educación tutorial - pet - desde el punto de vista de los becarios iniciantesTutorial education program - pet - from the point of view of beginner scholarship holdersDamascenoRenata FiúzaBrunórioLudimilaAndradeMaria Betânia Tinti deUniversidade Federal de AlfenasEnfermagem renatalontra@bol.com.brUniversidade Federal de AlfenasEnfermagem 0420061021601651801200621092005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se de um estudo qualitativo, na vertente fenomenológica, que teve como objetivo compreender o significado de estar no Programa de Educação Tutorial - PET na perspectiva de bolsistas iniciantes. Participaram deste estudo oito sujeitos dos cursos de Enfermagem e Odontologia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que ingressaram no PET no ano de 2004. Revelou-se que estar no PET significa ter acesso a uma ampla formação acadêmica; realização de um objetivo; expectativas para formação profissional futura e importância da bolsa do PET para a realização de atividades extracurriculares

Se trata de un estudio de carácter cualitativo en la vertiente fenomenológica cuyo objetivo es comprender el significado de la inclusión de becarios en el Programa de Educación Tutorial - PET desde la perspectiva de los becarios iniciantes. Participaron de este estudio ocho alumnos de los cursos de Enfermería y Odontología de la Universidad Federal de Alfenas - MG que ingresaron en el PET en 2004. Según los resultados estar incluido en el PET significa recibir amplia formación académica, alcanzar un objetivo, tener expectativas para la formación profesional futura y la importancia de la beca para las actividades extracurriculares

This is a qualitative study from a phenomenological point of view with the objective of understanding the meaning of the Tutorial Education Program as the students see it. There were eight participants from the courses of Nursing and Dentistry from the Federal University of Alfenas, State of Minas Gerais (UNIFAL-MG) who joined the program in 2004. We found that, for the students, to participate in the program meant wide academic qualification, fulfillment of an objective, expectations on future professional qualification and the importance of the scholarship in order to carry out extracurricular activities

Educación SuperiorResponsabilidad SocialApoyo a la InvestigaciónInvestigación en EnfermeríaEducación en EnfermeríaEnsino SuperiorApoio a PesquisaResponsabilidade SocialEducação em EnfermagemPesquisa em EnfermagemEducationSocial ResponsibilityResearch SupportNursing ResearchEducation
Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde desafio da virada de séculoRev Latino-Am Enf199883862SordiMRLBargnatoMHSO programa especial de treinamento na formação do profissional de enfermagem do novo milênio: relato de experiênciaRev Latino-Am Enf200191394Petrilli FilhoJFMartinsDCO Programa de Educação Tutorial - PET: formação ampla na graduação2005MartinMGMBManual de orientações básicas - PET2002Dez anos do grupo PET Ciências Sociais2003CabralFAPET-BrasilO que O que é PET-JUR?O Programa Especial de Treinamento - PET: evolução e perspectivas futurasRev Cient. UNESP1994274930DessenMAO princípio da indissociabilidade do ensino e da pesquisa: elementos para uma discussãoCad Cedes1988344122PaoliNJA pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos1994MartinsJBicudoMAVResolução nº 196/96 de 10 de outubro de 1996: Diretrizes e Normas regulamentares de pesquisa envolvendo seres humanos1996Pesquisa qualitativa e a perspectiva fenomenológica: fundamentos que norteiam sua trajetóriaREME2000283341GraçasEMA experiência do Programa Especial de Treinamento na educação de estudantes de graduação em enfermagemRev Latino-Am Enf198863961CassianeSHDBRicciWZSouzaCRLDBENDisciplinas ministradas nos cursos de enfermagem da região sudeste - caracterização da situação existente1994AngeramiELSGomesDLSMishimaSMHayashidaMRibeiroCMMReisJNPlanejar e redigir trabalhos científicos2003ReyL