remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622006000200014S1415-2762(06)01000214Relato de ExperiênciaDesenvolvimento curricular do curso de enfermagem da Famema: contexto atualDesarrollo curricular del curso de enfermería de la Facultad de Medicina de Marilia: contexto actualCurricular development of the famena nursing course: current contextHamamotoCássia GalliSanches MarinMaria JoséSgambattiMarília SimonRosaRenata Shimizu Locatelli daTonhomSilvia Franco da RochaFaculdade de Medicina de MaríliaFaculdade de Medicina de MaríliaFaculdade de Medicina de MaríliaMaríliaSPFaculdade de Medicina de Maríliamarnadia@terra.com.brFaculdade de Medicina de Marília0420061021811861602200622062005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste relato apresenta-se a organização atual do currículo do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, considerando o processo de desenvolvimento permanente dos sete anos de implementação do currículo integrado e de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A construção deste modelo representa um movimento inovador, no qual o desenvolvimento curricular é compreendido como um processo contínuo, considerando-se a dinamicidade da sociedade e dos serviços de saúde. A complexidade relacionada à formação do enfermeiro que atenda às demandas atuais, possibilitando principalmente a reflexão de uma prática profissional e a viabilidade das transformações, se constitui, sem dúvida, no principal desafio.

En este relato se presenta la organización actual del currículo del curso de enfermería de la Facultad de Medicina de Marilia, considerando el proceso de desarrollo permanente de los siete años de puesta en práctica del currículo integrado y de las metodologías activas de enseñanza-aprendizaje. La construcción de este modelo representa un movimiento innovador en el cual el desarrollo curricular está considerado como un proceso continuo que tiene en cuenta el dinamismo de la sociedad y de los servicios de salud. El principal desafío para la compleja formación del enfermero es atender a las demandas actuales, sobre todo pensando en la práctica profesional y haciendo factible sus transformaciones.

This is a description of the current organization of the curriculum of the Nursing Course at Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), considering the process of permanent development over the seven years of implementation of the integrated curriculum and active teaching-learning methodologies. This is an innovative model in which curricular development is understood as a continuous process, considering the dynamics of society and health services. The complexity of training nurses in order to meet current demands, making it possible to reflect on professional practice and the feasibility of changes, is without a doubt, the main challenge.

Educação em EnfermagemEscolas de EnfermagemInstituições de Ensino SuperiorEnsino/MétodosCurrículoEducación en EnfermeríaInstituciones de Enseñanza SuperiorEscuelas de EnfermeríaEnseñanza/MétodosCurriculumEducationNursingSchoolsNursingHigher Education InstitutionsTeaching/MethodsCurriculum
Anais do 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem20005969ValleEGPaivaMSCarvalhoVLopesMGDRelatório final2003Diário Oficial da União11200109p.37Como se realizam as mudanças em educação: subsídios para o estudo da inovação1973HubermanAMDesafios na construção de novos modelos pedagógicos nos cursos de medicina e de enfermagemOlho Mágico200245819LimaVVRibeiroECOO currículo: uma reflexão sobre a prática2000p.3119SacristánJGSacristánJGCurrículo do Curso de Enfermagem - FAMEMA1997ChirelliMQNovas maneiras de ensinar, novas formas de aprender2002AntunesCCompetência: distintas abordagens e implicações na formação profissional: ciclo de oficinas construindo um programa de formação baseado em competência para o SUS2004LimaVVRibeiroECONecessidades de saúde 1 e prática profissional 1: 1ª série - Cursos de Medicina e Enfermagem2005Manual de avaliação: Curso de Medicina2004Decreto Estadual N.º 44783-23/03/2000 - RegimentoUnidade Educacional Eletiva: Medicina/Enfermagem, 20052005Manual FAMEMA 20032003KomatsuRSNecessidades de saúde 2 e prática profissional 2: 2ª série - Cursos de Medicina e Enfermagem2005Unidade de Prática Profissional: cuidado ao indivíduo hospitalizado: 3ª série - Curso de Enfermagem2005Unidade de Prática Profissional: estágio supervisionado em serviços hospitalares, estágio supervisionado na rede básica de saúde: 4ª série - Curso de Enfermagem2005