remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622006000100013S1415-2762(06)01000113Relato de ExperiênciaConhecimento de anatomia aplicada ao trauma: estudo realizado com alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de ForaAnatomic knowledge applied to trauma: study done with the students of the Nursing College of the Federal University of Juiz de ForaConocimientos de anatomía aplicados al trauma: estudio con estudiantes de la Facultad de Enfermería de la Universidade Federal de Juiz de ForaSantosKelli Borges dosFurtadoMaria Cristina VasconcellosJunqueiraJosé Otávio GuedesVidigalFernando MendonçaAbreuMarcus da MattaSilvaJane Azevedo daUniversidade Federal de Juiz de ForaDepartamento de Estatística Universidade Federal de Juiz de ForaDepartamento de Morfologia Universidade Federal de Juiz de ForaHospital Universitário 01200610175780711200521072005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Objetivou-se identificar o conhecimento dos alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF sobre anatomia aplicada ao trauma, a importância que dão ao tema e o grau de satisfação com o conteúdo ministrado no curso de graduação. Utilizou-se um questionário sobre a opinião dos alunos a respeito de trauma, conhecimento de protocolos de atendimento ao traumatizado e legislação específica, seguido de outro questionário objetivo sobre anatomia aplicada ao trauma, com exposição teórico-prática interposta. Os alunos demonstraram insatisfação com seus conhecimentos e desconhecimento de protocolos de atendimento e da legislação. O número de acertos no primeiro questionário foi inferior ao do segundo, denotando a adequação da metodologia aplicada.

The target was to identify the knowledge of students of the Federal University of Juiz de Fora Nursing College about anatomy applied to trauma, the importance that they give to this theme and the level of satisfaction with the content taught during the course in the undergraduate course. A questionnaire was used on the students` opinion on trauma, knowledge of trauma treatment protocols and specific legislation, followed by two objective questionnaires about anatomy applied to trauma, one before and another after theory and practice lessons. The students demonstrated dissatisfaction with their knowledge. There was a lack of knowledge about treatment protocols and legislation. The number of right answers in the first questionnaire was lower than in the second, which showed that the applied methodology was adequate.

El objetivo de este estudio ha sido identificar el conocimiento de los estudiantes de la Facultad de Enfermería de la UFJF sobre anatomía aplicada al trauma, la importancia que los estudiantes le conceden al tema y el grado de satisfacción con el curso impartido. Se ha utilizado un cuestionario para conocer la opinión de los estudiantes acerca del trauma, protocolos de tratamiento al traumatizado y legislación específica, seguido de dos cuestionarios objetivos de anatomía aplicada al trauma, uno anterior y otro posterior a una clase teórico-práctica. Los estudiantes han demostrado insatisfacción con sus conocimientos. Se ha observado desconocimiento de protocolos de tratamiento y de legislación. El número de aciertos en el primer cuestionario ha sido inferior al segundo, lo cual indica adecuación de la metodología aplicada.

TraumatologyTrauma CentersEducation, NursingAnatomy/EducationProtocolsTraumatologíaCentros TraumatológicosEducación en EnfermeríaProtocolosTraumatologiaCentros de TraumatologiaEducação em EnfermagemAnatomia/EducaçãoProtocolos
Suporte avançado de vida no trauma (SAVT/ATLS): manual do curso para alunos1997Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado: básico e avançado2004Resolução CNE/CES nº 3, de 07 de novembro de 2001: Diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem03292004The value of the abbreviated ATLS course for Accident and Emergency nursesAccid. Emerg. Nurs.199410022GautamVHeyworthJOutcomes of advanced trauma life support training: questioning the role of observerAccid. Emerg. Nurs.20041510BairdCKernohanGCoatesVTNCC - Trauma Nursing Care Course09132004Portaria n.º 2048/GM, de 5 de novembro de 200203032004Orientações e legislações sobre o exercício da Enfermagem2001A participação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar200334FreitasGBTrauma: atendimento pré-hospitalar2004OliveiraBFMParolinMKFTeixeira JrREV