remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622006000100014S1415-2762(06)01000114Relato de ExperiênciaO desafio de aprender e experimentar o cuidado da família na graduação em enfermagemThe challenge of learning and caring for a family while in nursing schoolEl desafío de aprender y vivir el cuidado de la familia en la escuela de enfermerasMendesAna Márcia ChiaradiaBoussoRegina SzylitUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátricaszylit@usp.brUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem mendes_amc@yahoo.com.br01200610179812812200508042005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Na graduação, os estudantes de Enfermagem passam por situações em que aprendem a lidar com a experiência do outro. Este trabalho é um relato de experiência de como uma aluna do segundo ano vivenciou o cuidado de uma criança e sua família, durante o processo de hospitalização, a partir de um estudo de caso que teve como foco a família e a experiência de doença, baseado no Modelo Calgary de Avaliação da Família. Os resultados ressaltam a importância da sensibilização dos alunos para o cuidado da família e para a busca de evidências científicas que possibilitem o aperfeiçoamento da prática profissional.

In Nursing School, students have to go through situations in which they learn to deal with suffering and the life experience of others. This essay is a student's report of how she experienced the opportunity of taking care of a family and their sick child, during the hospitalization process, through a case report that focused on the family and the experience of illness, based on the Calgary Family Assessment Model. The results show the importance of making students aware of issues for nursing family and the constant search for scientific evidence to improve nursing care.

En la Escuela de Enfermeras los estudiantes viven situaciones dónde aprenden a lidiar con la experiencia del otro. Este ensayo es un relato de la experiencia de una estudiante de segundo año que tuvo la oportunidad de cuidar a un niño enfermo y a su familia durante el proceso de hospitalización, a partir de un estudio de caso centrado en la familia y la experiencia de la enfermedad, según el Modelo Calgary de Evaluación de la Familia. Los resultados realzan la importancia de hacer sentir a los estudiantes lo que significa cuidar a la familia y buscar siempre evidencias científicas que permitan perfeccionar la práctica profesional.

Family NursingFamily Well-BeingFamily HealthStudents, NursingNursing CareEnfermería de la FamiliaBienestar FamiliarSalud de la FamiliaEstudiantes de EnfermeríaAtención de EnfermeríaEnfermagem FamiliarBem-Estar FamiliarSaúde da FamíliaEstudantes de EnfermagemCuidados de Enfermagem
Abrir-se para a família: superando desafiosFam. Saúde Desenv.1219997141/21AngeloMA enfermagem e o cuidado na saúde da família: Manual de Enfermagem, Temas de Caráter Introdutório08122004BoussoRSAngeloMEnfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família2002WrightLMLeaheyMFundamentos da assistência à Família em Saúde: Manual de Enfermagem, Temas de Caráter Introdutório08122004AngeloMBoussoRSCrescendo com a presença protetora da mãe: a criança enfrentando o mistério e o terror da hospitalização1999RibeiroCAA família e a criança com cardiopatia: vivendo a experiência da cirurgia cardíaca2002BoussoRS