remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622005000400008S1415-2762(05)00900408PesquisasÉtica profissional: concepção de alunos de cursos técnicos de enfermagemLa ética profesional: la concepción de los alumnos de cursos técnicos de enfermeríaProfessional ethics: the view of students from a technical nursing courseSantosAparecida de Cássia dosSantosEdirlei Machado dosPedrosaLeila KauchakjeUberabaFaculdade de Medicina do Triângulo MineiroOuroesteSPCentro Educacional Profissionalizante122005943363403008200507122004This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este é um estudo qualitativo, segundo a Modalidade da Estrutura do Fenômeno Situado, teve como propósito compreender a concepção de ética profissional de alunos de cursos técnicos de enfermagem de uma escola técnica profissionalizante. O estudo foi realizado em dois momentos: análise ideográfica e nomotética. A Análise realizada nos permitiu verificar que, a maior parte dos sujeitos acreditam que ética profissional se resume em respeitar o código de ética profissional e a legislação vigente. Dada a importância da ética profissional na formação de técnicos de enfermagem, acreditamos ser necessária uma reformulação do tópico, abordando o assunto de forma mais abrangente.

Se trata de un estudio cualitativo según la modalidad Estructura del Fenómeno Establecido, cuyo propósito es comprender la concepción de ética profesional por parte de alumnos de cursos de enfermería de una escuela técnica profesional. El análisis ideográfico y el nomotético han permitido certificarse de que, en general, piensan que ética profesional es respetar el código de ética profesional y la legislación corriente. Con el resultado creemos que puede ser viable efectuar una nueva evaluación de la Ética Profesional en los cursos técnicos de enfermería buscando, así, enfocar mejor este tema.

This is a qualitative study, according to the Modality of the Structure of Situated Phenomenon, seeking to understand students´ views of professional ethics on a technical nursing course. It included ideographic and nomothetic analyses, which led to the conclusion that most of the students believe that professional ethics is limited to following the code of ethics and the law. Because of the importance of professional ethics in the training of nursing technicians, we believe this issue needs to be reformulated giving it a greater scope.

Ética profesionalÉtica de enfermeríaAuxiliares de enfermeríaCuidados básicos de enfermeríaÉtica profissionalÉtica de enfermagemRecursos humanos de enfermagemCuidados de enfermagemEthicsProfessionalEthicsNursingNursing staffNursing care
Filosofando: introdução à filosofia199327382AranhaMLAMartinsMHPÉticaFelixTBSouzaVPratesRFormação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem: núcleo contextual: educação trabalho profissão 4 projeto de profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem20034362A ética na saúde1997182AngeramiVAFeijooAMLCChiattoneHBCÉtica, ciência e saúde: desafios da bioética20026275RibeiroACTPaláciosMMartinsAPegoraroOAUm enfoque fenomenológico do currículo: educação como poiéses1992503MartinsJIntrodução à pesquisa em ciências sociais1982TriviñosANSAlgumas notas sobre pesquisa quantitativa e fenomenologiaInterface - Comun. Saúde Educ.0819971091911GarnicaAVMA pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos198991110MartinsJ.BicudoMAVPhenomenology: a new way of viewing organizational researchAcad Manag Rev19823536037SandersPÉtica e bioética em enfermagem2002Fontinele JúniorK