remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622005000400007S1415-2762(05)00900407PesquisasRepresentações sociais dos discentes de um curso de graduação em enfermagem sobre avaliação no processo ensino-aprendizagemLas representaciones sociales del académico de un curso del grado de enfermería sobre la valoración en el proceso de enseñanza-aprendizajeSocial representations of the students of a degree nursing course about assessment in the teaching-learning processReisDener Carlos dosMatosSelme Silqueira dePradoMarta Lenise doUFSCDepartamento de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em EnfermagemUFMGPrograma de Pós-graduação em Enfermagem 122005943283351402200601122005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, sobre a visão dos discentes de um curso de Graduação em Enfermagem de Minas Gerais. O objetivo foi identificar e analisar as Representações Sociais sobre avaliação feita pelos docentes no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Os resultados apontaram a utilização da avaliação no processo ensino-aprendizagem com dupla funcionalidade. Sendo uma ênfase na funcionalidade negativa: "reprodução de conteúdo", "medida do conhecimento", "valorização do erro" entre outras. Em contraponto a avaliação com uma funcionalidade positiva, qual seja, "participativa", "processual", "integrante da construção de conhecimento". Essas representações discentes parecem ter grande aproximação com as atuais tendências no campo da avaliação educacional. Entretanto, evidenciou-se a necessidade de reflexão das práticas concretas de avaliação que nas representações discentes se mostram dentro de uma concepção pedagógica tradicional.

Se trata de un estudio descriptivo con enfoque cualitativo sobre la visión de los discentes de un curso de graduación en enfermería en el Estado de Minas Gerais. Su objeto ha sido identificar y analizar las representaciones sociales acerca de evaluaciones llevadas a cabo por docentes en el proceso enseñanza-aprendizaje de los discentes. Los resultados indican que el uso de la evaluación en el proceso enseñanza aprendizaje tiene doble finalidad. La funcionalidad negativa: "reproducción de contenido", "medida del conocimiento", "valoración del error", entre otros. Por otra parte, la evaluación con funcionalidad positiva "participativa", "procesal", "integrante de la construcción de conocimiento". Estas representaciones discentes parecen acercarse bastante a las actuales tendencias en el campo de evaluación educativa. Sin embargo, ha quedado evidente la necesidad de reflexionar sobre las prácticas concretas de evaluación que en las representaciones discentes se muestran dentro de una concepción pedagógica tradicional.

This is a descriptive, qualitative study on the point-of-view of students in a Nursing degree course in the State of Minas Gerais in order to identify and to analyze the social representations on assessment by teachers in the teaching-learning process. We used analytical categories and discussed teaching concepts. The results showed the use of assessment in the teaching-learning process had two functions: one negative: "content reproduction" to "measure knowledge", valuing mistakes, among others. On the other hand, the positive function: "participant", procedural, building knowledge. These representations by the students come close to current tendencies in the field of evaluation in education. However, there is a need for reflection on concrete practices of evaluation that come from a traditional pedagogic conception in the students' representations.

Educação em enfermagemAvaliaçãoEducação SuperiorAprendizagemEducación en Enfermería;Evaluación Educación SuperiorAprendizageEducationNursingEvaluationHigherLearning
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