remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622005000400013S1415-2762(05)00900413Relato de ExperiênciaEnfermagem em saúde coletiva: o diagrama de controle como estratégia de ensino de vigilância epidemiológica das doenças transmissíveisPublic health nursing: usage of the statistical process control chart as a teaching strategy of the infectious disease epidemiologicalEnfermería en salud colectiva: el diagrama de control como una estrategia para la enseñanza de la vigilancia epidemiológica de las enfermedades transmissiblesNichiataLúcia Yasuko IzumiBorgesAna Luiza VilelaZoboliElma Lourdes Campos PavoneUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem Departamento de Enfermagem em Saúde Coletivaalvilela@usp.brUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem Departamento de Enfermagem em Saúde Coletivaizumi@usp.br122005943673702411200504012005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

No âmbito da enfermagem em saúde coletiva, a vigilância epidemiológica vem sendo enfatizada como uma ação que necessita ser incorporada no cotidiano do trabalho do enfermeiro. É necessário, pois, que sejam ensinados, no curso de graduação em enfermagem, conteúdos e habilidades referentes à análise dos processos endêmico-epidêmicos das doenças transmissíveis. Este trabalho busca compartilhar a experiência da Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva com enfoque nas Doenças Transmissíveis ao eleger, entre outras estratégias, a construção do diagrama de controle como ferramenta de ensino da vigilância junto aos alunos de graduação.

In the field of public health nursing, epidemiological surveillance has been highlighted as essential to a nurse's routine. It is necessary for the nursing undergraduate course to include content and skills to analyze endemic-epidemic processes in infectious diseases. This work seeks to share the experience of the "Collective Health Nursing with a focus on Infectious Diseases" course which used statistical process control charts as a teaching tool in this program.

En enfermería en salud colectiva se pone énfasis en vigilancia epidemiológica como acción que debe ser incorporada al trabajo cotidiano del enfermero. Se plantea, luego, la necesidad de enseñar en los cursos de graduación en enfermería contenidos y habilidades para analizar los procesos endémicos y epidémicos de las enfermedades transmisibles. El objeto de este artículo es compartir la experiencia de enseñar la construcción del diagrama de control en el curso de Enfermería en Salud Colectiva y Enfermedades Transmisibles como herramienta de enseñanza de vigilancia epidemiológica a alumnos de enfermería.

NursingEpidemiological surveillanceCommunicable diseasesTeachingEnfermeríaVigilancia epidemiológicaEnfermedades transmisiblesEnseñanzaEnfermagemVigilância epidemiológicaDoenças transmissíveisEnsino
Tratado de infectologia199615359TakahashiRFHeleneLFOliveiraMACCiosakSINichiataLYIVeronesiRFocacciaRLei Nº 8.080, de 19 set 1990: Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos ...Possibilidades e limites do trabalho da enfermeira na vigilância epidemiológica: rumo à vigilância à saúdeRev Esc Enf USP20013139435RodriguesVMFracolliLAOliveiraMACEnfermagem em doenças transmissíveis: como abordar esse tema na graduação em enfermagem?Rev Esc Enf USP2000395400434FracolliLANichiataLYITakahashiRFOliveiraMACGryschekALFPLManual de enfermagem: Programa de Saúde da Família20012204TakahashiRFOliveiraMACManual de Enfermagem: Programa de Saúde da Família200121219FracolliLANichiataLYIManual de Enfermagem: Programa de Saúde da Família200148FracolliLABertolozziMRRelato de uma experiência de ensino de enfermagem em saúde coletiva: a informática no ensino de vigilância epidemiológicaRev Esc Enf USP20033643337NichiataLYITakahashiRFFracolliLAGryschekALFPLEpidemiologia e saúde2003RouquayrolMZRouquayrolMZAlmeida FilhoNEpidemiologia: teoria e prática2002PereiraMG