remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622005000300015S1415-2762(05)00900315Artigo ReflexivoA Dimensão educativa da ação de enfermagem: reflexões em torno de práticas assistenciais no ensino de pós-graduaçãoLa dimensión educativa de la acción de enfermería: reflexiones al rededor de las prácticas assistenciales en enseñanza de post-gradoThe educative dimension of the action of nursing: reflections around the assistance practices of post-graduate teachingRamosFlávia ReginaReibnitzKenya SchmidtPradoMarta Lenise doUniversidade Federal de Santa CatarinaPrograma de Pós-graduação em Enfermagem UFSCDepartamento de Enfermagem UFSCDepartamento de Enfermagem Programa de Pós-graduação em Enfermagem092005932742780703200518022005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este estudo é uma reflexão acerca da dimensão educativa da ação de enfermagem, com base na experiência da disciplina "Projetos Assistenciais em Enfermagem e Saúde", do Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Discute-se o compromisso em refletir sobre a relação entre as práticas de cuidar, pesquisar e educar. A integração entre educação e intervenção foi vislumbrada nos modos como o processo educativo foi apreendido, o que se diferenciou em cada experiência de educação como: dimensão da assistência; mediação e compromisso do profissional; condição e essência do ser enfermeiro, instrumento de intervenção, humanização e integralidade das ações.

El estudio reflete a cerca de la dimensión educativa de la acción de enfermería, com base en la experiência de la matéria de Proyectos Assistenciales en Enfermería y Salud, del Curso de Maestria en Enfermería de la UFSC. Discute el compromisso en oportunizar la reflección sobre la relación entre las prácticas de cuidar, investigar y educar. La integración entre educación y assistencia, fue mirada en los modos como el processo educativo fue apreendido, y que se diferenciou en cada experiência de educación como: dimensión de la assistência; mediación y compromisso del profissional; condición y essência del ser enfermero, instrumento de intervención, humanización e integralidad de las acciones.

This study reflects upon the educational dimension of the action of nursing, based upon the experience within the course, "Assistance Projects in Nursing and in Health", from the Master's Program in Nursing at UFSC. It discusses the commitment to take full opportunity of reflecting about the relationship between care practices, research, and education. The integration of education and intervention was highlighted in the methods in which the educational process was presented and learned, which pointed out the differences of each educational experience within the following categories: the dimension of assistance; the professional's mediation and commitment; qualifications and nursing essence, instrument of intervention, humanization and integrity of actions.

EducaçãoEducação em SaúdeEducação em EnfermagemCuidados de EnfermagemPrestação de Cuidados em SaúdeEducaciónEducación en SaludEducación en EnfermeríaAtención en EnfermeríaPrestación de Atención de SaludEducationHealth EducationEducation, NursingNursing CareDelivery of Health Care
Práticas educativas em saúde: a Enfermagem revendo conceitos na promoção do autocuidadoREME- Rev.Min.Enf20043374028MenezesGACRosaRSDCaderno da Pós-graduação em Enfermagem da UFSC1999Formação do profissional crítico-criativo: a investigação como atitude de (re)conhecimento do mundoTexto & Contexto Enf20032633112ReibnitzKSPradoMLPara pensar o cotidiano: educação em saúde e a práxis da enfermagem19991564RamosFRSRamosFRSVerdiMMKlebaMEEducação em Enfermagem: da realidade construída a possibilidade em construção1998187218ReibnitzKSSaupeRMentes que criam1996GardnerHPedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido1997FreirePPedagogia da esperança - um reencontro com a pedagogia do oprimido1997FreirePPolítica e educação1993FreirePEducando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem2000SchönDAAs competências para o sec: XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação200213755MachadoNJPerrenoudPThurierMG