remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622005000300002S1415-2762(05)00900302PesquisasConstrução e avaliação de um instrumento de supervisão direcionado ao preparo e administração de medicamentosConstruction and evaluation of an instrument of supervision to guide the preparation and administration of medicationConstrucción y evaluación de un instrumento de supervisión centrado en la preparación y administración de remediosMinamiLigia FumikoCiamponeMaria Helena TrenchUSPEscola de Enfermagem mhciamp@usp.brUSPHU Serviço de Apoio Educacionalligiafm@hu.usp.br092005931931980703200518022005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O estudo teve como objetivo construir e avaliar um instrumento de supervisão, direcionado ao preparo e administração de medicamentos. Utilizou-se a técnica de grupo focal com quatro encontros, contando com a participação de cinco enfermeiras. Como resultado, evidenciou-se que a supervisão assume caráter de controle, quando mencionado o caráter educativo, o enfoque é dirigido a treinamentos. A construção do instrumento de supervisão possibilitou a reflexão de importantes aspectos no processo, indicando a necessidade de continuar estudando outras dimensões do pensar, sentir e agir relacionadas à minimização da ocorrência de erros, por meio de uma supervisão efetiva.

This study was intended to construct and evaluate an instrument for the supervision of the preparation and administration of medication. Focal groups were used, involving four meetings with the participation of five nurses. We found that supervision is a kind of control when the educational aspect is mentioned, attention is directed at training. Building an instrument of supervision made it possible to reflect on the important aspects in the process, indicating the need to continue to study other dimensions of thinking, feeling and acting relating to minimizing mistakes through effective.

El estudio tuvo como objetivo construir y evaluar un instrumento de supervisión, centrado en la preparación y administración de remedios. Se utilizó la técnica de grupo focal con cuatro encuentros, y participación de cinco enfermeras. Quedó evidente que la supervisión asume un carácter de control, cuando se menciona el carácter educativo, el enfoque se dirige hacia los entrenamientos. La construcción del instrumento de supervisión posibilitó la reflexión de importantes aspectos en el proceso, indicando la necesidad de continuar estudiando otras dimensiones del pensar, sentir y actuar con miras a minimizar la ocurrencia de errores por medio de una supervisión efectiva.

Nursing, SupervisoryFocus GroupsNursing StaffSupervisión de EnfermeríaGrupos FocaisPersonal de EnfermeríaSupervisão de EnfermagemGrupos de EstudoRecursos Humanos de Enfermagem
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