remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622005000300014S1415-2762(05)00900314Relato de ExperiênciaFesta da escrita: a diversidade inovando a prática pedagógica na enfermagemFiesta de la escritura: la diversidad inovando la práctica pedagógica en enfermeríaWriting party: diversity innovating teaching practice in nursingNietscheElisabeta AlbertinaBackesVânia Marli SchubertSCUniversidade Federal de Santa CatarinaDepartamento de Enfermagem RSUniversidade Federal de Santa MariaDepartamento de Enfermagem 092005932672730112200401102004This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este trabalho apresenta o desafio dos acadêmicos do sétimo semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-RS de despertar e estimular nos educandos a produção de textos, devido à construção do projeto de Estágio Pré-Profissional. Cada acadêmico elaborou cinco textos, os quais foram socializados em sala de aula, discutidos e analisados e apresentados numa Mostra Literária e Artística da Festa da Escrita. Os resultados demonstraram que os acadêmicos estavam buscando resgatar o sentido de que escrever é um ato de amor, de liberdade, de alegria, de sensibilidade e que deverá auxiliar na produção científica de Enfermagem.

Este trabajo presenta el desafío de los académicos del séptimo semestre del Curso de Enfermería de la Universidad Federal de Santa Maria - RS de despertar y estimular en los educandos la producción de textos, debido a la construcción del proyecto de Pasantía Pre-profesional. Cada académico elaboró cinco textos y después fueron socializados en clase, discutidos y analizados y presentados en una Muestra Literaria y Artística de la Fiesta de la Escritura. Los resultados demostraron que los académicos estaban buscando rescatar el sentido de que escribir es un acto de amor, de libertad, de alegría, de sensibilidad y que deberá ayudar en la producción científica de Enfermería.

This work shows the challenge of 4th-year students in the Nursing Course at the Federal University of Santa Maria - State of Rio Grande do Sul, awakening and stimulating students to produce texts in order to build their Professional Internship Project. Each student wrote 5 texts, which were read in the classroom, discussed, analyzed and finally presented at a Literary and Artistic Show of the Writing Party. Results showed that the students were seeking to recover a sense that writing is an act of love, freedom, joy, sensibility and that should assist in the scientific production of Nursing.

Educación SuperiorEducación en EnfemeríaEscrituraEnsenãnzaEducação em EnfermagemEducação SuperiorRedaçãoEnsinoEducation, NursingEducation, HigherWritingTeaching
Escrever sem dor: oficina de redação1994ClaverRInterdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito1995JantschAPBianchettiL.Redação: o texto técnico/científico e o texto literário, dissertação, descrição, narração, resumo, relatório1994FloresLLTécnicas básicas de redação1999GranaticBA grande jogada: manual construtivista de como estudar1996AntunesC