remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622005000200008S1415-2762(05)00900208PesquisasPercepção dos alunos de graduação sobre a disciplina de administraçao aplicada à enfermagemSensación de los alumnos del curso de enfermería de la materia administración aplicada a enfermeríaNursing students perception of the subject management applied to nursingSouzaMariza Borges Brito deZem-MascarenhasSílvia HelenaRochaElyrose Sousa BritoUniversidade Federal de São CarlosDepartamento de Enfermagem 062005921401461107200516022005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este estudo teve como objetivos verificar as percepções dos alunos quanto à disciplina Administração Aplicada à Enfermagem no que tange aos conteúdos abordados, estratégias de ensino utilizadas, desempenho do professor e contribuições em nível pessoal e formação profissional. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo a partir da perspectiva da abordagem qualitativa. As avaliações dos alunos revelaram que seguíamos uma trajetória adequada na disciplina, contudo acreditamos que ainda há um longo caminho a percorrer para que possamos estruturar um programa mais adequado, com vistas a atender a complexidade da prática profissional sempre em evolução.

La finalidad de este estudio fue observar la sensación de los alumnos de la materia Administración aplicada a enfermería ante los contenidos, estrategias de enseñanza, desempeño del profesor, contribución personal y formación profesional. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo desde el enfoque cualitativo. Las evaluaciones de los alumnos indicaron que la materia está siguiendo el camino adecuado; sin embargo, consideramos que hay mucho por hacer para poder estructurar un programa que atienda correctamente la complejidad de la práctica profesional, siempre en evolución.

The purpose of this study was to verify the perception of the students of the subject Management Applied to Nursing, as to the content, teaching method, teacher performance and what is learned as a person and as a professional. It is an exploratory-descriptive study from a qualitative approach. The evaluation by the students showed that we were on the right path in the subject. However, we believe there is still a long way to go for us to be able to structure a more adequate program, in order to attend to the complexity of professional practice which is constantly changing.

educación en enfermeríaestudiantes de enfermeríaorganización y administraciónEducação em EnfermagemEstudantes de EnfermagemOrganização e AdministraçãoEducation in NursingNursing studentsOrganization and Administration
Introdução à teoria geral da administração1993ChiavenatoIA percepção dos docentes universitários à respeito de sua capacitação para o ensino de enfermagemRev Esc Enferm USP1998528132PeresHHCLeiteMMJKurcgantPAnálise de Conteúdo1977BardinLFundamentos de pesquisa em enfermagem1995PolitDFHunglerBPPrática docente reflexiva na disciplina de administração em enfermagem hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores2003FariaJILComunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionadoCiência, Cuidado e Saúde20021434911ValsecchiEASSNogueiraMSAnais1988123161CasagrandeLDRPrática docente reflexiva na disciplina de administração em enfermagem hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores2003FariaJILComunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionadoCiência, Cuidado e Saúde20021434911ValsecchiEASSNogueiraMSDesenvolver o potencial de liderança: um desafio para o enfermeiro2001SimõesALALiderança para a qualidade na enfermagemNursing0819992226AntunesAVDesenvolver o potencial de liderança: um desafio para o enfermeiro2001SimõesALANotas sobre enfermagem: o que e é o que não é1989168NightingaleFEnfermagem hospitalar: administração & burocracia1988TrevisanMAO ensino da disciplina administração aplicada à enfermagem: compreensão das graduandas1994LeiteMMJ