remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622005000200002S1415-2762(05)00900202PesquisasSaúde coletiva: identificando instrumentos no processo de trabalho da enfermagemSalud colectiva: identificación de instrumentos en el proceso de trabajo de enfermeríaCollective health: identifying instruments in the process of nursing workSenaJanaínaMartinsSibele da RochaRubiraLílian TelesSantosLiane Rossales dosVazMarta Regina CezarFURGDepartamento de Enfermagem RSSecretaria Municipal de Saúde CanoasPrograma de Saúde da Família Porto AlegreRSHospital Mãe de Deus Center062005921031080806200506042005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este trabalho apresenta um estudo com enfermeiros atuantes na Rede Básica de Serviços Públicos de Saúde do município do Rio Grande, enfocando o processo de trabalho para a atuação em Saúde Coletiva, pretendendo visualizar os instrumentos utilizados pelos profissionais para atuar no trabalho que desenvolvem. Verificou-se como instrumentos relevantes o conhecimento adquirido durante a formação e aqueles praticados no cotidiano de trabalho, sendo a educação em saúde um desses saberes. Assim, para execução das ações de educação em saúde, deve-se considerar o ambiente no qual o sujeito se encontra, necessitando pensar na inserção da questão ambiental, desde a formação do profissional.

Este trabajo muestra un estudio con enfermeros que trabajan en la red básica de servicios públicos de salud del municipio de Río Grande. Enfocamosel proceso de trabajo en salud colectiva con miras a visualizar los instrumentos utilizados por dichos profesionales en la labor llevada a cabo. Como instrumentos relevantes mencionamos el conocimiento adquirido durante la formación y aquél adquirido en el día a día de trabajo; la educación en salud es uno de estos conocimientos. Luego, para efectuar acciones de educación en salud, hay que considerar el ambiente del sujeto y hay que pensar en la inserción del asunto ambiental, desde la formación del profesional.

This is a study of nurses working in the Basic Health Care Services of the Public Health Care System in the town of Rio Grande, in the State of Rio Grande do Sul, Brazil. It focuses on the work process in Collective Health, in order to visualize the instruments used by health workers in their work. We found that the relevant instruments were the knowledge acquired during training and that practiced in their daily work, which included health education. Therefore, in order to carry out the education actions, we must consider the environment in which the subject works, and think about insertion in the environment from the beginning of professional training.

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