remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622005000200013S1415-2762(05)00900213Relato de ExperiênciaA Oficina de Trabalho como estratégia educativa com adolescentes na área de sexualidadeThe use of Workshops for adolescents as an educational strategy on the issue of sexualityEl Taller de Trabajo para adolescentes como estrategia educativa en el área de la sexualidadAmaralMarta AraújoFonsecaRosa Maria Godoy Serpa daUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem Departamento Saúde PúblicaUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem 062005921681733006200525012005This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de Oficinas de Trabalho na área de saúde sexual e reprodutiva, desenvolvida com adolescentes do sexo feminino, moradoras da Vila Acaba Mundo-Belo Horizonte/MG. A modalidade de Oficina como uma prática educativa garantiu às participantes um espaço privilegiado de exercício de criatividade e liberdade de expressão resultando em alto grau de participação, aumento da auto-estima e desencadeamento de novas propostas de discussão direcionadas à iniciação sexual e planos futuros. Percebeu-se que discutir tais questões abriu possibilidades de posicionamentos mais conscientes, respeitosos e solidários entre as participantes, preparando-as para vida adulta.

This study intends to report the Workshop experience with female adolescents on the issue of sexuality. The subjects lived in Acaba Mundo Village in Belo Horizonte. The workshop proved to be a good opportunity to experience creativity and freedom of expression, not only resulting in the adolescents' intense participation but also triggering new suggestions for discussion such as: sexual initiation, feminine identity and future plans. It was also clear that discussing, in a playful way issues related to sexuality, opened more conscious, respectful and sympathetic possibilities of positioning towards life among the participants, making them better prepared for adult life.

El objeto del presente estudio es relatar la experiencia de talleres de trabajo en el área de salud sexual reproductiva para adolescentes del sexo femenino de Vila Acaba Mundo, Belo Horizonte, Minas Gerais. El taller como práctica educativa permitió que las participantes contasen con un espacio privilegiado para ejercer la creatividad y la libertad de expresión. Los resultados fueron: alto índice de participación, aumento del amor propio y sugerencia de nuevas propuestas para discutir la iniciación sexual y planes futuros. Se observó que al debatir tales asuntos las participantes se enfrentaron ante la posibilidad de adoptar una postura más consciente, respetuosa y solidaria que las prepara para la vida adulta.

AdolescentHealth EducationCreativenessSexualityadolescenteeducación en saludcreatividadsexualidadAdolescenteEducação em SaúdeCriatividade, Sexualidade
Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial20021159AfonsoLUm olhar de gênero sobre as práticas de enfermagem: intervenção educativa junto a enfermeiras do Hospital Universitário da USP: relatório1999FonsecaRMGSEnfermeiras que cuidam de mulheres: conhecendo a prática sob um olhar de gênero2001CoelhoEACO olhar de trabalhadoras de creches sobre o cuidado da criança2001VeríssimoMDLORMulher e saúde: dialetizando o trabalho da enfermagem ambulatorial2002BarrientosDMSEnfermagem em saúde mental: a ação e o trabalho de agentes de nível médio no campo psicossocial2003Aranha e SilvaALAs práticas de enfermagem em Saúde da Mulher, em Minas Gerais: um olhar de gênero2003CoelhoSTrabalho feminino e saúde19945283CarneiroFAgostiniMAgostiniMAnais2002FonsecaRMGSA sistematização de Oficinas Educativas problematizadoras no contexto dos serviços de saúdeSaúde Deb1995192146ChiesaAMWestphalMFOficinas em dinâmica de grupo com adolescentes na escola: a construção da identidade e autonomia mediada pela interação social2001PintoMCPPedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa2002FreirePO processo grupal1994Pichon-RivièreEAuto-estima e os seus seis pilares1998BrandenNA arte de formar-se2002LibanioJBEducação e vida: um guia para o adolescente2001259CostaACGPimentelAPGEducação: um tesouro a descobrir1996Empowerment education: Freire's ideas adapted to health educationHealth Educ Q198837994415WallersteinNBernsteinE