remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622005000100013S1415-2762(05)00900113Relatos de ExperiênciaOficinas de sensibilidade e criatividade com um grupo de adolescentes institucionalizadosSensitivity and creativity workshops with a group of institutionalized adolescentsTalleres de sensibilidad y creatividad con grupos de jóvenes institucionalizadosMoraesLeila Memória PaivaBragaViolante Augusta BatistaGrupo de Pesquisa Políticas e Práticas de SaúdeUniversidade Federal do CearáDepartamento de Enfermagem 032005917783This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Objetivamos descrever a coordenação de oficinas realizadas com um grupo de adolescentes institucionalizados, buscando apreender os sentimentos dos adolescentes, quanto à sua relação com as drogas. Usamos o referencial teórico-metodológico da sociopoética. Realizamos oito oficinas de sensibilidade e criatividade - uma de planejamento e tomada de decisões com o grupo-pesquisador, quatro de produção de dados, duas de análise de indicadores e uma de restituição destes. Consideramos que o grupo propiciou aprendizado entre co-pesquisadores, com oportunidade de aprenderem uns com os outros, resgatarem a auto-estima, fazerem a autodescoberta, falarem de suas vidas e sentimentos quanto às drogas e um espaço terapêutico.

The intention was to describe the running of workshops with a group of institutionalized adolescents, seeking to understand their feelings in their relation with drugs. Socio-poetics was used as the theoretical and methodological framework. We held eight workshops for sensitivity and creativity: one for planning and decision making with the research group, four to produce data, two to analyze indicators and one to restitute these. We considered that the group provided learning among the co-researchers, with an opportunity to learn with each other, recover self-esteem through self-discovery, talk about their life and feelings towards drugs and a therapeutic opportunity.

El objetivo del presente estudio es describir la coordinación de talleres llevados a cabo con un grupo de jóvenes institucionalizados buscando captar lo que sienten con respecto a su relación con las drogas. Utilizamos el referente teórico y metodológico de la sociopoética. Realizamos ocho talleres de sensibilidad y creatividad, uno de planificación y toma de decisiones con el grupo investigador, cuatro de producción de datos, dos de análisis de indicadores y uno de restitución. Consideramos que el grupo propicia el aprendizaje entre los coinvestigadores, con oportunidades de aprender unos con los otros, de rescatar el amor propio, descubrirse a sí mismos, hablar de sus vidas y sentimientos ante las drogas y un espacio terapéutico.

Institutionalized AdolescentGroup PracticeDrug AbuseNursing ResearchCoordination of GroupsJóvenes InstitucionalizadosPráctica de GrupoDependencia de DrogasInvestigación en EnfermeríaCoordinación de GruposAdolescente institucionalizadoPrática de grupoDependência de drogasPesquisa em enfermagemCoordenação de grupos
IV levantamento sobre o uso de drogas entre estudantes de 1º e 2º grau em 10 capitais brasileiras1997CarliniEAGaldurózJCFNotoARAdolescentes institucionalizados e sua relação com as drogas: uma abordagem de inspiração sociopoética2003MoraesLMPNovas configurações em movimentos sociais - Vozes do Nordeste200095115OliveiraMVASCRodriguesLDVasconselosEMSociopoética: encontro entre Arte, Ciência e Democracia na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Enfermagem e Educação1999GauthierJEstatuto da Criança e do Adolescente1990Manual do multiplicador: adolescente1997Jogos para atores e não atores1998BoalAPesquisa em enfermagem: novas metodologias aplicadas1998GauthierJHMCabralIESantosITavaresCMMExercícios de arte para grupos2000LiebmannMEquipe de saúde mental do hospital - dia: produzindo a interdisciplinaridade2001SilveiraLC