remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622004000400010S1415-2762(04)00800410Relatos de ExperiênciaProcesso teórico-metodológico utilizado em pesquisa com adolescentes: experienciando o grupo-pesquisadorTheoretical-methodological process used in research with adolescents: experiencing the research groupProceso teórico-metodológico utilizado en investigación con jóvenes: la experiencia del grupo investigadorMoraesLeila Memória PaivaBragaViolante Augusta BatistaUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Geral e EspecializadaSecretaria de Municipal de Saúde de UberabaDepartamento de Saúde Pública 12200484483489This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O estudo objetivou descrever o processo teórico-metodológico utilizado durante realização de pesquisa de mestrado com adolescentes institucionalizados, sensibilizando os profissionais de enfermagem para a viabilidade da metodologia empregada em pesquisas com adolescentes. Desenvolvido com adolescentes de ambos os sexos de um Abrigo Público. Proposta metodológica inspirada no referencial teórico-metodológico da sociopoética através do método do grupo-pesquisador, utilizando subsídios da teoria da análise institucional, favorecendo a expressão da criatividade, sensibilidade, liberdade de expressão e o emergir revolucionário do grupo através de oficinas vivenciais. O esboço produzido buscou descrever o método do grupo-pesquisador oriundo da sociopoética e conceitos operativos da análise institucional.

This study aimed to describe the theoretical-methodological process used during accomplishment of a master's degree course research with institutionalized adolescents, touching the nursing professionals for the viability of the methodology used in research with adolescents. It was developed with adolescents of both genders from a Public Shelter. The methodological proposal was inspired in the sociopoetics's theoretical-methodological reference through the group-researcher's method, using subsidies of the institutional analysis theory, favoring the expression of creativity, sensibility, freedom of expression and the revolutionary emerging of the group through experiencial workshops. The sketch produced aimed to describe the group-researcher's method originated from the sociopoetics and operative concepts of the institutional analysis.

El objetivo del presente estudio es describir el proceso teórico y metodológico utilizado en adolescentes institucionalizados durante la investigación para el máster. Su intención es que los profesionales de enfermería perciban la viabilidad de la metodología utilizada en la investigación con adolescentes de los dos sexos de un Abrigo Público. La propuesta metodológica se inspira en el referente teórico-metodológico de la sociopoética a través del método del grupo-investigador y se basa en la teoría del análisis institucional que favorece la creatividad, sensibilidad, libertad de expresión y el sobresalir revolucionario del grupo por medio de talleres vivenciales. El esbozo busca describir el método del grupo-investigador basado en la sociopoética y conceptos operacionales del análisis institucional.

Adolescent institutionalizedNursing researchNursing Methodology ResearchAdolescentes institucionalizadosInvestigación en EnfermeríaInvestigación Metodológica en EnfermeríaAdolescente InstitucionalizadoPesquisa em EnfermagemPesquisa Metodológica em Enfermagem
IV levantamento sobre o uso de drogas entre estudantes de 1° e 2° grau em 10 capitais brasileiras1997CarliniEAAdolescentes institucionalizados e sua relação com as drogas: uma abordagem de inspiração sociopoética2003MoraesLMPPesquisa social: teoria, método e criatividade1994MinayoMCSSociopoética: encontro entre arte, ciência e democracia na pesquisa em ciências humanas e sociais enfermagem e educação1999GauthierJPolíticas de saúde, saúde mental e interdisciplinaridade: avaliação e métodos20016571SilveiraLCMartinsFCCLBragaVABFragaMNOBragaVABSousaAMAEnfermagem: análise institucional e sociopoética1999SantosIGauthierJEstatuto da criança e do adolescente1990Dinâmicas pedagógicas na perspectiva da educação em saúde2001SaidFACompêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática1994BaremblittGDos produtos paralelos de uma pesquisaRev. Depto. Psicol. Univ. Fed. Fluminense, Rio de Janeiro,200112544113PetitSHInfâncias perdidas: o cotidiano nos internatos - prisão1990AltoéSAnálise institucional e práticas de pesquisa1993LourauRAprender antropologia1998LaplatineF