remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622004000300011S1415-2762(04)00800311Relatos de ExperiênciaMétodos de ensino-aprendizagem na prática docente em enfermagem: abordagens problematizadoras em disciplinas de saúde coletivaTeaching-learning methodologies in nursing pedagogical practiceMétodos de enseñanza utilizados en la formación de profesionales de enfermeríaSantos-FilhoSerafim BarbosaPUC09200483402408This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Neste artigo, foram descritas as alternativas metodológicas utilizadas na condução de disciplinas de Saúde Coletiva/ Epidemiología, compreendidas como microcampos estratégicos em um novo Curso de Enfermagem da PUC-Minas. No projeto curricular e pedagógico, buscou-se a configuração dos microcampos, contextualizando os problemas atuais relacionados à formação de recursos humanos em saúde/enfermagem, incorporando conteúdos e métodos que representem e viabilizem a integração ensino-serviço. Utilizando abordagens problematizadoras, aponta-se para a formação de profissionais capazes de contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde no país.

This article describes some strategies and methodologies used in the teaching of Nursing Epidemiology and Collective Health in the Nursing Course at the Pontifical Catholic University- Minas, Brazil. The Course is based on a new curricular project and new pedagogical aspects. This project guides the elaboration of content of the discipline of Epidemiology, contextualized in the social problems and problems related to human resources in health services. The objectives and strategies include integration between the University and health services and the training of professionals to contribute to consolidate the Brazilian Health System.

En este artículo se describen las alternativas metodológicas utilizadas en la conducción de disciplinas de salud colectiva / epidemiología, entendidas como microcampos estratégicos en un nuevo Curso de Enfermería de la PUC-MG. En un nuevo proyecto curricular y pedagógico, se buscó configurar los microcampos colocando en el mismo contexto los problemas actuales relacionados a la formación de recursos humanos en salud / enfermería, incorporando contenidos y métodos que representen y permitan integrar enseñanza-trabajo. Con enfoques a partir de problemas, se muestra que la formación de profesionales capaces puede ayudar a consolidar el Sistema Único de Salud brasileño.

NursingNursing EducationNursing StaffPublic HealthEpidemiologyEnfermeríaEducación en EnfermeríaPersonal de Enfermería / EducaciónSalud ColectivaSalud PúblicaEpidemiologíaEnfermagemEducação em EnfermagemRecursos Humanos de Enfermagem/EducaçãoSaúde ColetivaSaúde PúblicaEpidemiologia
Acidentes e violências, um desafio para a educação médicaBol Assoc Bras Ens Méd200129MinayoMCSEducación de enfermería en America Latina2000212SerranoHGSenaRRPensamento pedagógico brasileiro2000GadottiMEducação em enfermagem1998SaupeROficina de trabalho: reflexão crítica sobre a prática pedagógica nos processos de capacitação nos serviços de saúde1993OPAS/OMSEducación de enfermería en America Latina2000SenaRRAprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional2001MamedeSPenaforteJDesenvolvimento gerencial de Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde1997SantanaJPA crise da saúde pública e a utopia da saúde coletiva2000PaimJSAlmeida-FilhoNPlano diretor para o desenvolvimento da epidemiologia no Brasil: 2000-20042000ABRASCOPlano diretor para o desenvolvimento da epidemiologia no Brasil: 1995-19991995ABRASCOPlano diretor para o desenvolvimento da epidemiologia no Brasil1989ABRASCOLei n°: 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providênciasPolítica, tecnologia e informação em saúde2002MoraesIHSAvaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas1997HartzZMAInformações em saúde: da prática fragmentada ao exercício da cidadania1994MoraesIHSAvaliação: da excelência à regulação das aprendizagens (entre duas lógicas)1999PerrenoudP.Organização do cuidado a partir de problemas: uma alternativa metodológica para atuação da equipe de Saúde da Família20006574OliveiraVCSantanaJP