remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622004000100007S1415-2762(04)00800107PesquisasRepensando a realidade pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal de Minas GeraisRepensando la realidad pedagógica en la escuela de enfermeria de la Universidad Federal de Minas GeraisRethinking the pedagogical reality at the school of nursing of the Federal University of Minas GeraisChiancaTânia Couto MachadoVillaEliana AparecidaMonteiroBernadete EsperançaPassosHozana ReisUFMGEE Dpto. ENBUFMGEE Dpto. ENA03200481201207This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O novo momento vivenciado pelos cursos de graduação em enfermagem tem implicado um repensar a realidade didático-pedagógica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG). Nessa perspectiva, realizamos um estudo descritivo e exploratório, com o objetivo de conhecer as abordagens didático-pedagógicas ora utilizadas nas disciplinas, como e onde têm sido desenvolvidas as atividades teóricopráticas. A investigação foi realizada a partir da aplicação de questionário aos coordenadores das disciplinas do curso da graduação em enfermagem. Como resultados, pode-se verificar que há um desconhecimento por parte de alguns docentes sobre as diferentes concepções pedagógicas por eles utilizadas, o que evidenciou contradições entre as concepções metodológicas descritas e a prática didática desenvolvida. Constatou-se, também, diversificação dos cenários de práticas e que algumas experiências implementadas mostram que se está caminhando para a construção de metodologias inovadoras.

El nuevo momento que atraviesan los cursos de graduación en enfermería ha llevado a repensar la realidad didáctico -pedagógica de Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Minas Gerais. Desde esta perspectiva realizamos un estudio descriptivo y exploratorio para conocer los enfoques didáctico/pedagógicos empleados en las materias y dónde y cómo se llevaron a cabo las actividades teórico - prácticas. La investigación comenzó con una encuesta a los coordinadores de las disciplinas del curso. Los resultados señalaron que algunos profesores no conocen las diferentes concepciones pedagógicas y que hay contradicciones entre las concepciones metodológicas descritas y la práctica didáctica desarrollada. También se constató que hay varios escenarios para las prácticas y que hay experiencias que indican que se está caminando hacia la construcción de metodologías innovadoras.

The undergraduate nursing courses live a new moment which has brought about the need to rethink the didactic-pedagogical reality of the S.chool of Nursing of the Federal University of Minas Gerais. We carried out a descriptive-exploratory study with the objective of getting to know the current didactic-pedagogical approaches used in the subjects, as well as where and when the theoretical and practical activities have been carried out. A questionnaire was filled out by the coordinators of the courses of the undergraduate nursing program. As a result one can see there is a lack of knowledge of some teachers of the different pedagogical concepts used by them, which showed contradictions between the described methodological concepts and the existing teaching practice. We also found a wide range of practical settings and that some experiences implemented showed they are working towards building innovative methodologies.

Educação em Enfermagem-MétodosCurrículoEscolas de EnfermagemUniversidadesEducación en Enfermería-MétodosCurrículumEscuelas de EnfermeríaUniversidadesNursing Education-MethodsCurriculumNursing SchoolsUniversities
Retrospectiva histórica do ensino de enfermagem no Brasil e tendências atuaisRev Gaucha Enf1995748116GarciaTRChiancaTCMMoreiraASPA pedagogia problematizadora para o atendimento do paciente agressivo2002Siqueira Jr.AC.O curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina na construção de uma nova proposta pedagógicaRev Latino-Am Enf2002596603410GodoyCBPortaria 1721 de 1994-MEC/CFE: Currículo Mínimo dos Cursos de Graduação em Enfermagem1994Pedagogia: diálogo e conflito1995GadottiMFreirePGuimarãesSParecer 1133 de 200: Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição2001Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa1998FreirePCriatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma em curso de graduação2001MeloJMCCasagrande LDR: A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográficaRev Latino-am Enf.102002696703510GomesJBMetodologia da problematização: fundamentos e aplicações19992942VasconcelosMMMBerbelNANNovas tecnologias e o reencantamento do mundoRev Tecnol Educ199524612623MoranJMHargreaves, A Educação para mudança: aprendendo a mudarEducação em enfermagem da realidade construída à possibilidade de construção199816386LunardiVLBorbaMRSaupeREducação em enfermagem da realidade construída à possibilidade de construção199821942LauertLUnicovskyMARSaupeRA: A concretude da atividade educativa do enfermeiroO mundo da saúde20003806524VillaEOs rituais de poder na educação formal do enfermeiroTexto & Contexto Enf,199980918GeibLTCMigottAMBCarvalhoRMAMocinhoRRDez novas competências para ensinar1996PerrenoudPTransitando entre o velho e o novo: um estudo da influência do sistema de valores e crenças do docente na implantação de um novo currículo da EEUFMG2000AmantéaMLA educação dos profissionais de saúde na América-Latina: teoria e prática de um movimento de mudança1999GaranhaniMLCamposJJBTakahashiOCAlmeidaMFeverwekerLPesquisa: princípio científico e educativo1997DemoPEstratégias de ensino-aprendizagem1991BordenaveJDPereiraAM