remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622004000100012S1415-2762(04)00800112Relatos de ExperiênciaExperiência discente de sistematização da assistência junto a membros de uma equipe de enfermagem de um hospital-escolaExperiencia discente de sistematización de la asistencia con miembros de un grupo de enfermeros de un hospital escuelaStudent experience in the systematic organization of health care for anursing team in a teaching hospitalMoreiraLúcia de Fátima RodriguesFerreiraLuciana da SilvaChiancaTânia Couto MachadoUFMGEscola de Enfermagem 03200481235240This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O estudo apresenta uma experiência discente durante a realização do ensino clínico da disciplina Enfermagem do Adulto e do Idoso do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMG. A docente, ao ouvir diversos membros da equipe de enfermagem se queixarem de dores osteoarticulares, decidiu designar uma aluna para desenvolver um de seus estudos de casos, tomando por cliente, a equipe de enfermagem da unidade. Queixas foram levantadas, dados do ambiente de trabalho foram coletados por observação e analisados, diagnósticos de enfermagem foram identificados e formulados e propostas de intervenção foram delineadas e implementadas.

Relato de la experiencia discente durante la ensenanza clínica de la disciplina Enfermería del Adulto y del Anciano del Curso de Graduación de Enfermería de la UFMG. Al observar que varios enfermeros se quejaban de dolores osteoarticulares la docente decidió designar una alumna para que efectuara un estudio de caso tomando por cliente al grupo de enfermeros de la unidad. Se registraron las quejas, por observación se recopilaron datos del ambiente laboral que luego fueron analizados, se identificaron los diagnósticos de enfermería correspondientes y se delinearon y colocaron en práctica algunas propuestas de intervención.

This paper reports a study by a nursing student of a group of nurses for the Adult and Geriatric Nursing undergraduate course at the Federal University of Minas Gerais. The course teacher heard complaints from several members of the nursing team complaining of bone and joint pain and designated a student to analyze them. Complaints were recorded, data from the work environment was collected through observation and analyzed. Nursing diagnoses were found and proposals for intervention were described and implemented.

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