remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622003000200003S1415-2762(03)00700203PesquisasCausas de licença para tratamento de saúde em um grupo de trabalhadores de central de material esterilizado de um Hospital de Belo HorizonteCausas de licencia de salud de un grupo de obreros del departamento de esterilización central de un hospital de Belo HorizonteCauses of leave for health treatment in a group of workers of a material sterilization center in a Belo Horizonte OfficeRochaAdelaide De MattiaSilvaMaria CristinaChiancaTânia Couto MachadoUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Universidade Federal de Minas GeraisHospital das ClÃnicas Santa Casa de Belo Horizonte122003728992This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Este estudo teve como objetivo identificar as causas de licenças para tratamento de saúde ocorridas em 6 meses, em trabalhadores da CME de um hospital de Belo Horizonte. A coleta de dados foi realizada através de questionário semi-estruturado. ldentÃficou-se que 62,9% dos trabalhadores entraram em licença-saúde em 6 meses. 0 perÃodo mais frequente de licenças foi de 1 a 5 dias (69,2%). As alterações do sistema músculo-esqueléticoligamentar responderam por 36,3% dos perÃodos de licença, por 100% dos casos de licença por perÃodo indeterminado e por 25,5% do total de dias computados de ausências ao serviço. As alterações obstétricas e ginecológicas representaram 9% dos perÃodos de licenças e 31,6% dos dias computados devido à licença maternidade. Os resultados mostraram as doenças do sistema músculo-esquelético-ligamemar como a mais importante causa de licença para tratamento de saúde, tanto pelo número de ocorrências como pelo longo perÃodo de afastamento que acarretaram. Concluiu-se que a maioria das causas relatadas de licenças para tratamento de saúde poderiam ser prevenidas com controle periódico de saúde do trabalhador e a adoção de medidas preventivas na organização do trabalho.

El objeto del presente estudio fue identificar las causas de solicitación de licencias de salud ocupacional de los obreros de la CME de un hospital de Belo Horizonte. El perÃodo evaluado fue de 6 meses. La colecta de datos se realizó mediante un cuestionario semiestructurado. Fue identificado que el 62,9% de los obreros solicitaron licencia de salud en los 6 meses. El perÃodo más frecuente fue de 1 a 5 dÃas (69,2%) y el motivo más importante se debió a alteraciones del sistema músculo-esquelético, tanto por la cantidad de otorgamientos de licencias de salud como por el largo perÃodo de las licencias. Se llegó a la conclusión que la mayorÃa de las causas relatadas podrÃan prevenirse con control periódico de la salud del trabajador y adoptando medidas preventivas en la organización del trabajo.

This study reviewed the causes of leave for health treatment over a six-month period in workers of a Material Sterilization Center in a Belo Horizonte Hospital. The data was collected with a semistructured questionnaire. 62.9% of the workers took health care leave in the six months. The most frequent leave was 1-5 days (69.2%). Alterations of the muscle-skeletal-ligament system corresponded to 36.3% of the leaves, 100% for undetermined time and 25.5% of the total days of leave. Obstetrics and gynecology took 9% of the leaves and 31.6% of the days were due to maternity leave. The results showed diseases of the muscle-skeletal-ligament system as the most significant cause of leave for health treatment, whether for the number of leaves or the long periods involved. We concluded that most of the causes reported could have been prevented with regular health control of workers and adopting preventive measures in labor organization.

Licença MédicaSaúde OcupacionalServiçoAdministração de Materiais no HospitalEsterilizaçãoAusencia por EnfermedadSalud OcupacionalAdministración Hospitalaria de MaterialEsterilizacionesSick LeaveOccupational HealthHospital Materials ManagementSterilization
Causa do absenteÃsmo na enfermagem: uma dimensão do sofrimento no trabalho1996AlvesMFatores ergonômicos e traumáticos envolvidos na ocorrência de dor nas costas em trabalhadores de enfermagem1997RochaADMErgonomia: ferramenta para obter a saúde do trabalhadorMundo da Saúde19982749522FederighiWJPSegurança e Medicina do Trabalho, Manual de Legislação1996A aposentadoria por invalidez no Brasil1986MedinaMCG