remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622003000200005S1415-2762(03)00700205PesquisasEgressos do Centro de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro: formação e trajetória profissionalEgresados del Centro de Graduación en Enfermería de la Facultad de Medicina del Triángulo Mineiro: formación y trayectoria profesionalFormer students from the nursing Graduation Center of the Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro: training and progress of careerCardosoRicardo JaderMoriyaTokico MurakawaUberabaMGFMTMCentro de Graduação em Enfermagem USPEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto RJUERJEscola de Enfermagem 12200372102110This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O presente estudo teve como objetivo, verificar o processo de formação profissional desenvolvido no Centro de Graduação em Enfermagem (CGE) da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM), segundo a opinião dos egressos formados nos anos de 1992 a 1999. A amostra contou com 108 profissionais, que responderam a um questionário composto por perguntas dissertativas e multi-opcionais. As respostas foram analisadas com auxílio de um programa computadorizado, o que permitiu identificar as freqüências relativas e absolutas das variáveis em questão. Para as perguntas abertas, as respostas foram submetidas à análise de conteúdo segundo Bardin (1991), emergindo cinco grandes categorias a saber: sonho profissional, preparo em atividades científicas, inserção no mercado de trabalho, fundamentação para o exercício profissional e contribuição para o CGE-FMTM na formação do futuro enfermeiro. Várias sugestões foram apresentadas pelos egressos a fim de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido pelo CGE-FMTM.

El objetivo del presente estudio fue verificar el proceso de formación profesional, desarrollado por el (CGE) Centro de Graduación en Enfermería de la Facultad de Medicina del Triángulo Mineiro (FMTM) según la opinión de los egresados entre 1992 y 1999. La muestra contó con 108 profesionales que respondieron a un cuestionario compuesto por preguntas disertativas y de múltiple opción. Las respuestas fueron analizadas con el auxilio de un programa de computadora, lo que permitió identificar las frecuencias relativas y absolutas de las variables en cuestión. Con respecto a las preguntas disertativas, las respuestas fueron sometidas al análisis de contenido, según Bardin (1991), resultando de ello 5 (cinco) grandes categorías: sueño profesional, preparación en actividades científicas, inserción en el mercado de trabajo, fundamentación para el ejercicio profesional y contribución al CGE-FMTM en la formación del futuro enfermero. Los egresados efectuaron varias sugerencias con el objetivo de contribuir a mejorar la calidad de la enseñanza ofrecida por el CGE-FMTM.

This study examined the training of nurses at the Nursing Graduation Center of the Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM), according to the opinion of alumni from 1992 to 1999. There were 108 workers who responded to a questionnaire with open and multiple-choice questions. The answers were analyzed with the assistance of computer software, which helped in counting the relative and absolute occurrence of the variables under study. For open questions, the answers were analyzed for content, according to Bardin (1991) and 5 large categories emerged: professional dream, training in scientific activities, insertion in the labor market, foundations for professional activity and contribution to the School itself in training future nurses. Many suggestions were made by alumni to improve the quality of the teaching by the School.

EnfermagemEducação em EnfermagemEnfermeríaEducacion en EnfermeriaNursingNursing Education
A representação social da psicanálise1978MoscoviciSO uso do glutaraldeído e suas representações sociais entre profissionais de enfermagem1997CardosoRJResolução Nº 196, de 10 de outubro de 1996: Aprovação das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanosAnálise de conteúdo1991BardinLO curso de graduação em enfermagem do centro universitário São Camilo: avaliação sob a ótica de exaluno2000SenneA. A.O egresso do curso de graduação em da Universidade Estadual de Londrina: perfil sociodemográfico, inserção no mercado de trabalho, atuação profissional e contribuição do curso2000SouzaSNDHPerfil do egresso da Faculdade de Enfermagem da UERJ: estudo preliminarRev Enf UERJ19963850LopesGTO espaço da mulher brasileira e o espaço da enfermagem brasileiraRev Bras Enf0319855562138WrigtMGMCaracterização socioeconômica e educacional do estudante de enfermagem nas escolas de Minas GeraisRev Esc Enf USP04199710918131NakamaeDDPessoal de enfermagem no Brasil e evolução da formação do enfermeiroRev Enf UERJ051994132012VieiraALSSilvaMTMTeoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalhoRev Latino-Am Enf122000102968RodriguesRMZanettiMLMercado de trabalho da enfermagem no Brasil: desvios da absorção dos profissionaisRev Enf UERJ1019951556523VieiraALSOliveiraESGraduação em enfermagem: a configuração do novo currículo da EEUSPRev Esc Enf USP1995104112129IdeCACAvaliação do processo ensino aprendizagem, junto a enfermeiros egressos da UFSCarRev Baiana Enf199468831/27DupasGRufinoMCCreio na enfermagem: uma estratégia de ensinoCogitare Enf06199885813SecafVOguissoTA enfermagem no mundo atual e projeções para o futuroActa Paul Enf2000445213OguissoTAnálise da produção científica dos enfermeiros de Minas Gerais publicadas em periódicos de enfermagemRev Latino-Am Enf102001192559CostaRSCarvalhoDV