remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622003000100014S1415-2762(03)00700114Artigo ReflexivoEducação em serviço: repensando a práticaEducación en el área de salud: reflexionando la prácticaEducation in health ambit: reinforcing this practiceSilvaAlessandra Cássia Nunes daAbjaudMaria Angélica CostaFigueiredoMariângela Aparecida GonçalvesFonsecaMilson Alves daResgallaRosana MariaPereiraSamira AuxiliadoraFonsecaSelisvane Ribeiro daAlvesMaríliaUFMGEscola de Enfermagem Curso de Mestrado em EnfermagemUFMGDepartamento de Enfermagem Aplicada NUPAD 062003717378This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A educação em serviço no setor saúde consiste numa prática necessária em resposta aos processos de mudanças ocorridos nos serviços, influenciados pelo contexto sócio-político-cultural. O enfermeiro, enquanto profissional de saúde, destaca-se como elemento de fundamental importância na implementação e manutenção desta prática. Buscando compreender a educação em serviço este estudo de revisão da literatura tem como objetivo descrever o processo de educação em serviço como uma ferramenta para a ação gerencial do enfermeiro identificando a abordagem das competências e a metodologia crítico-reflexiva/problematizadora, como possíveis estratégias de ensino-aprendizagem. Contudo, percebeu-se que influências intrínsecas e extrínsecas presentes no processo de trabalho da enfermagem devem ser repensadas para a implementação efetiva de uma prática educativa transformadora.

El enfermero, encuanto profesional de salud, sobresale como elemento de fundamental improtancia en lo implemento y mantenimiento de la práctica. Intentando comprender la educación en el área, el objetivo de esta revisión de literatua es describir lo proceso como una herramineta para la acción gerencial del enfermero, para indentificación de la abordage de competencias y la metodologia crítico-reflexiva/problemática, con posibles estrategias e enseñanza-aprendizaje. Mientras, ha que se percibir que las influencias intrinsecas y extrínsecas presentes en lo procesos de trabajo de enfermage, deban ser reflexionadas para que lo implemento efective una práctica educativa cambiadora.

The literature revision study searching for undestanding related to education, has as purpose to describe the process as a away for nursering actions. This can also indentify the competence and the problematical/criticalreflexive methodology as useful strategies for learning and teaching. However, was noticed that intrinsic and extrinsic influences on the nursering work process must be reviewd for the effective establishment of renewer and instrucive practices.

Capacitação em ServiçoCompetência ClínicaEnfermagemcapacitación en el trabajocompetencia clínicaenfermeríaOn-the-job trainingclinical competenceNursing
Administração em enfermagem1991KurgantPAprendizagem organizacional do enfermeiro no cotidiano de trabalho em hospitalMedeirosVAEducação profissional: o debate da(s) competência(s)1997721DemoPTreinamento de recursos humanos1988CarvalhoAVLei de diretrizes e bases da educação nacional1996Gerenciamento pela qualidade total na saúde1996NogueiraLCLA Globalização econômica e os desafios à formação profissionalBol Técn SENAC081996222DeluizNProposta pedagógica: o campo de ação2000CoelhoCAGDo "operário padrão" ao cidadão produtivo: o desafio de educar para a empregabilidadeMehedeffNGO papel do enfermeiro hojeRev Bras Enf06199727590250MedeirosLCCapacitação pedagógica para instrutor/supervisor área da saúde199458BordenaveJEDPedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa1999FreirePMinistério da Educação.Decreto nº2.208, de 17/04/971997Brasil