remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622002000100003S1415-2762(02)00600103PesquisaA comunicação escrita das ações de enfermagem: uma contribuição ao ensino da graduaçãoGenetic couselling clinic at triangulo mineiro medical school: a retrospective studyLa comunicación escrita de las acciones de enfermería: una contribución a la enseñanza de graduación universitariaMatosSelme Silqueira deCarvalhoDaclé VilmaUFMGEE Depto. de Enfermagem BásicaUFMGEE Departamento de Enfermagem Básica12200261-20715This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O presente trabalho refere-se a um estudo exploratório sobre o ensino da comunicação escrita das ações de enfermagem. Teve como objetivos analisar os conteúdos programáticos referentes ao ensino da comunicação escrita nos currículos das Escolas de Enfermagem do Estado de Minas Gerais e identificar fatores facilitadores e dificultadores do processo ensino-aprendizagem do tema em estudo. Pelos resultados constatamos que o ensino da comunicação escrita das ações de enfermagem é abordado em todas as Escolas, principalmente em disciplinas do 4º período do ciclo profissional, embora superficialmente e configurado em conteúdo limitado à unidade de ensino: Prontuário do Paciente.

The present work refers to an exploratory study about the teaching of written communication in nursing- procedures. It aims at analyzing program content on teaching written communication in nursing -procedures to the curricula at nursing schools in the state of Minas Gerais. This work also seems to identify factors that facilitate and hinder the process of teaching - learning of this topic. The results show that the teaching has been broached in all the schools, mainly in subjects of the 4th year of professional cycle, although superficially and configured to the limited contents of teaching unity: patients' medical records.

El presente trabajo se refiere a un estudio exploratorio sobre la enseñanza de la comunicación escrita de las acciones de enfermería. Su finalidad consiste en analizar los contenidos pragmáticos referentes a la enseñanza de la comunicación escrita en los currículos de las escuelas de Enfermería del Estado de Minas Gerais e identificar factores que facilitan y dificultan el proceso enseñanza - aprendizaje del tema en estudio. Por los resultados constatamos que la enseñanza de la comunicación escrita de las acciones de enfermería se enfoca en todas las escuelas, principalmente en disciplinas del 4º semestre del ciclo profesional. Sin embargo, el tema se trata superficialmente y su contenido se limita a la unidad de enseñanza "Legajo del Paciente".

Nursing RecordsCurriculumNursing EducationTeaching-methodsRegistros de EnfermeriaCurriculumEducaión en EnfermeriaEnsenanza-métodosRegistros de EnfermagemCurriculoEducação em EnfermagemEnsino-métodos
Taxionomia dos objetivos educacionais1972BloomBEstratégias de Ensino-aprendizagem1991BordenaveJEDPereiraAMAnotações de enfermagemRev Esc Enf USP041981638115FernandesRAQSalumMJLTeixeiraMBLemmiRCMiuraMEstudo da influência do processo de enfermagem na qualidade e na quantidade das anotações do prontuário1989FernandesRAQEstudo de Impresso de anotação de enfermagem psiquiátrica1989ForcellaHTComo elaborar projetos de pesquisaGilA.C.Necessidades humanas básicas: identificação da necessidade de educação continuada a partir da análise do conteúdo das anotações de enfermagemRev Esc Enf USP121988299307322MatosSSCarvalhoDVStefanelliMCComunicação em enfermagem: teoria e ensino1990StefanelliMC.Comunicação com paciente: teoria e ensino1992StefanelliMCA Comunicação Administrativa Escrita na Enfermagem1991SilvaRF.