remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622001000100006S1415-2762(01)00500106PesquisaGratificação de estímulo à docência e prática docente no cotidiano da escola de enfermagem da UFMGGratificación de estimulo a la docencia y practica docente en el cotidiano de la escuela de enfermería de la UFMGThe implications of teaching encouragement bonus in the practice of the school of nursing of the UFMGSaárSandra Regina da CostaLimaMaria de Lourdes Rocha deUFMGFaculdade de Educação Programa de Pós-GraduaçãoUFMGEscola de Enfermagem 12200151-22736This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O objetivo deste estudo é analisar as implicações da gratificação de estímulo à docência (GED) na prática dos docentes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG). Optamos por um estudo exploratório realizado à luz da abordagem qualitativa. Foram sujeitos deste estudo: docentes da EE/UFMG e gestores da UFMG. Foi possível constatar que a implementação da GED instalou uma nova cultura na EE/UFMG, denominada por nós "cultura do assoberbamento", a qual evidencia uma corrida produtivista, em que as pessoas empenham-se em fazer sempre mais, sem uma reflexão crítica sobre o significado político de tais ações.

Este estudio tiene la finalidad de analizar las implicaciones de la gratificación del estímulo a la docencia (GED) en la práctica de los docentes de la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Minas Gerais (EE/UFMG). Optamos por un estudio exploratorio con un enfoque cualitativo. Se analizaron comportamientos de docentes de la EE/UFMG y administradores de la universidad. Se observó y constató que, al incorporar la GED, se instaló una nueva cultura en la escuela, cultura que llamamos "de la soberbia". Ésta pone en evidencia una carrera hacia la productividad donde las personas se empeñan en hacer más y más sin parar para pensar de forma crítica en el significado político de tales acciones.

The objective of this study is to evaluate the performance of higher education teaching. Considering that the theme is new in the structuring of university careers, with little production in this area and the degree of references to support more intensive questioning is still preliminary, we have chosen an exploratory study using a qualitative approach. The subjects of the study were: teachers of the school of nursing and the administrators of the Federal University of Minas Gerais - UFMG. We found that the implementation of the bonus established a new culture in the school of nursing. We called it the "Culture of Overloading", which, exercised by teachers in their social labor relations, shows a production race in which people are trying to do more and more and are proud of this, without critical reflection about the political meaning of these actions.

Evaluacion del Rendimiento de EmpleadosSalarios y BeneficiosDocente de EnfermeriaAvaliação de DesempenhoEnsinoSalários e BenefíciosDocente de EnfermagemEmployee PerformanceAppraisalTeachingSalaries and Fringe BenefitsFaculty Nursing
Avaliação de docentes e do ensino; leituras complementares19981123BraskampJOryJSousaECBMEducação e ideologia da enfermagem no Brasil1985GermanoRMAvaliação: avaliar o que? para que?2000LimaMLRGestão de pessoas, não de pessoal: os melhores métodos de motivação e avaliação de desempenho1997163173McGregorDMcGregorDAvaliação; da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas1999PerrenoudPAvaliação institucional da UNICAMP; processo, discussão e resultados1994RistoffDIDias SobrinhoJDAvaliação institucional da educação superior; fontes externas e fontes internasUniversidade e Sociedade19985761178Dias SobrinhoJGED no contexto da avaliação institucionalUniversidade e Sociedade19985256178BelloniIAAvaliação institucional da UNICAMP; processo, discussão e resultados1994Dias SobrinhoJGED e o movimento docente; balanço e perspectivasAvaliação1999537234DagninoRAFormação do enfermeiro a nível de graduação: percepção do educando sobre a implementação dos programas educacionais1986SilvaTVMudança organizacional: causas e formas de resistência um estudo da Universidade Federal do Ceará1991NogueiraMFLAvaliação institucional da universidade1992AmorimAAvaliação de docentes e do ensino: leituras complementares1998SousaECBMDesenvolvimento de pessoal nas universidades: em busca da qualidade do ensino superior1996GrilloANGestão de pessoas, não de pessoal: os melhores métodos de motivação e avaliação de desempenho1997189202LevisonHMcGregorDResolução nº 04/99, de 04 de março de 19992000Lei nº 9678 de 03 jul. 199807061998Anais1999CataniAMOliveiraJFMotivação1993BergaminiCWAnais1999BelloniI.