remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622001000100010S1415-2762(01)00500110PesquisaMovimento de mudança no modelo de ensino de enfermagem: um estudo de casoMovimiento de cambio en el modelo de enseñanza de enfermería: estudio de casoMovement of change in the nursing teaching model: case studySenaRoseni Rosângela deCostaFabíola Moura daSilvaKênia LaraMeirelesValéria NhomeUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Universidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem SMS Ribeirão das NevesUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem 12200151-26066This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O trabalho analisa as transformações do modelo de ensino do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília/SP. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, sustentado no materialismo histórico-dialético. Coletaram-se dados por questionário estruturado e análise documental da proposta pedagógica. Os resultados apontam o Projeto UNI como desencadeador das transformações das práticas pedagógicas, ocorrendo deslocamento dos cenários de ensino-aprendizagem e maior interação entre os serviços, a população e a Universidade. Conclui-se que o modelo de ensino incorpora o paradigma de produção social da saúde, metodologias ativas de ensino e adota novas estratégias de organização acadêmica.

El trabajo analiza las transformaciones del modelo de enseñanza del Curso de Enfermería de la Facultad de Medicina de Marília/SP. Es un estudio descriptivo con enfoque cualitativo, sustentado en el materialismo histórico dialéctico. Se recopilaron datos de cuestionarios estructurados y de análisis documental de propuestas pedagógicas. Los resultados indican que el Proyecto UNI desencadena las transformaciones de las prácticas pedagógicas, que se desplazan los escenarios de enseñanza-aprendizaje, y que hay más interacción entre los servicios, la población y la universidad. Se concluye que el modelo de enseñanza incorpora el paradigma de producción social de la salud, metodologías activas de enseñanza y que adopta nuevas estrategias de organización académica.

The work analyzes the transformations of the nursing teaching model of the Nursing Course of the Faculty of Medicine of Marília, São Paulo. It is a descriptive qualitative approach based on historical dialectic materialism. Data was collected by using a structured questionnaire and a document analysis of the pedagogical proposal. The results indicate the UNI Project as that which triggered the transformations of pedagogical practice, with the dislocation of the teaching-learning settings, a greater interaction between services, the population and the University. The conclusion is that the teaching model incorporates the paradigm of the social production of health, active teaching methodologies and adopts new strategies of academic organization.

Educacion en Enfermeria/TendenciaEnseñanzaCurriculumEducação em Enfermagem/TendênciasEnsinoCurriculoNursingEducation/TrendsTeachingCurriculum
Do Currículo Mínimo às Diretrizes CurricularesRevista Olho Mágico1999nº esp5ValenteSMPRelatório de atividades gestão 1989/19921992A educação dos profissionais de saúde na América Latina: teoria e prática de um movimento de mudança1999VenturelliJAlmeidaMFeuerwerckerLLhanosCMAnais2001AroneEM.Compreender e transformar o ensino: Trad. de Ernani F. da Fonseca Rosa1998SacristánJGGómezAIPPrograma UNI: uma nova iniciativa na educação dos profissionais da saúde19941323ChavesMKisilMA educação dos profissionais de saúde na América Latina: teoria e prática de um movimento de mudança199919399SilvaRFPereiraSMSFPadilhaRQAlmeidaMFeuerwerckerLLhanosCMConhecimento Moderno: Sobre ética e Intervenção do conhecimento1995DemoPO desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde1999MinayoMCSEvaluácion de Programas de Prégrado y post: aplicácion a la especializacion de enfermería en rehabilitación1995MolinaCIGSierraSOMetodologia da pesquisa: abordagem teóricoprática1996PáduaEMMRelatório de Avaliação: Fase de Consolidação/1º ano1998Curriculum Building in Nursing a Process1982BevisOConcepções de avaliação de professores e alunos de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de LondrinaRev Bras de Educ Méd20005361324MezarrobaLA educação contra a educação1982GadottiMPrograma UNI: Uma nova iniciativa na educação dos profissionais de Saúde19942536RosaARChavesMKisilM.Agir em Saúde: um desafio para o público1997MerhyEEOnockoRDesafios modernos da Educação1998DemoPCapacitação pedagógica para instrutor-supervisor, área da saúde1994DaviniMCInterdisciplinariedade e multidisciplinariedade na prática da saúde coletiva: uma utopia possível?: Apresentado na Oficina de Trabalho: Estratégias para el Trabajo Interdisciplinar e Multiprofisional en la Práctica de la Salud Colectiva1992LoureiroS.Estratégias de ensino-aprendizagem1997BordenaveJDPereiraAM