remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622001000100013S1415-2762(01)00500113Relato de ExperiênciaConsiderações sobre o uso da observação participante na pesquisa em enfermagemConsideraciones sobre el empleo de la observación participante en la investigación en enfermeríaConsiderations about the use of participant observation in nursing researchCorbishleyÂngela Cristina MarquesCarneiroMaria Lígia MohallemUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Departamento de Enfermagem Materno-InfantilUFRJEEAN Universidade Federal de Juiz de ForaDepartamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública 12200151-28285This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se de um estudo no qual se discute a observação participante como instrumento de coleta de dados na pesquisa qualitativa em enfermagem, partindo da experiência das autoras com suas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Descrevem-se as etapas do trabalho de campo, em que se articulam teoria e prática. As autoras destacaram, de suas experiências, sete aspectos de cunho prático relativos à observação participante, pontuados no desenvolvimento do estudo, que podem auxiliar os que a empregam. Esses aspectos se referem a: fase exploratória, inserção do observador no grupo, pertinência do horário de realização, aspectos éticos na relação do observador com os observados, duração, notas de campo e destino do produto da observação participante. O estudo permitiu ampliar conhecimentos sobre o valor da observação participante como instrumento metodológico, capaz de desvelar aspectos dos fenômenos por elas investigados na enfermagem, que não seriam apreendidos sem a mesma.

Se trata de un estudio en el cual se discute la observación participante como instrumento de recopilación de datos usando investigación cualitativa en enfermería. Se parte de la experiencia de las autoras con sus disertaciones de maestría y tesis de doctorado. Se describen las etapas de trabajo de campo y articulación teoría y práctica. En sus experiencias consideraron siete aspectos prácticos con relación a la observación participante apuntados en el desarrollo del estudio: la fase exploratoria, inserción del observador en el grupo, adecuación del horario, duración, notas de campo y destinación del producto de la observación participante. El estudio permitió ampliar conocimientos acerca del valor de la observación participante como instrumento metodológico, capaz de desvendar aspectos de fenómenos investigados en la enfermería, imposibles de captar sin ella.

This paper presents a study which deals with participant observation as an instrument for collecting data during qualitative research in nursing based on the experience of the authors in their Master´s dissertations and Doctorate thesis. It describes the phases of field work, in which theory and practice are worked together. From their experience they considered seven aspects of a practical nature related to participant observation, which arose during the study. These aspects can help those that use them. They include the exploratory phase, as well as the observer in the group, the appropriate schedule of accomplishment, duration, field notes and the destination of that which is produced by participant observation. The study was significant in demonstrating the value of participant observation as an instrument in nursing investigation, capable of exposing aspects of the phenomenon which would otherwise not have been possible.

Investigacion en Enfermeria/métodosPesquisa em Enfermagem/métodosNursing Research/methods
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