remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622000000100009S1415-2762(00)00400109PesquisaTratamento de feridas: uma contribuição ao ensino de enfermagemTratamento de las heridas: una contribuición para enseñanza de enfermeríaWounds treatment: a contribution to nursing teachingNovatoDênia AméliaCarvalhoDaclé VilmaUFMGEscola de Enfermagem FACIMPAEscola de Enfermagem e Medicina de Pouso Alegre 12200041-24751This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

O trabalho foi desenvolvido junto a nove Escolas de Enfermagem de Minas Gerais com o objetivo de analisar o programa de ensino sobre tratamento de feridas. Foram analisados os elementos da dimensão técnica: conteúdos, objetivos, estratégias de ensino e de avaliação. Detectamos que esses elementos são elaborados para a unidade como um todo e não para o tema específico.

El trabajo fue desarrollado junto a nueve (9) escuelas de Enfermería de Minas Gerais con el objetivo de analisar el programa de enseñanza sobre el tratamento de las heridas. Fuerón analisados los elementos de la dimensión técnica: contenido, objetivos, estrategias de enseñanza y de evaluación. Detectamos que éses, son elaborados para unidad como un todo y no para el tema especificado.

The work was developed together with nine (9) nursing schools of Minas Gerais the goal of analysing the teaching program about wounds of treatment. The elements analised, on a thecnical view were: the contents, goals, teaching strategies and avaliation. We detected that these are elaborated to the unit as a wole, and not for a specific theme.

EnfermeríaTratamento de las heridasEnseñanzaEnfermagemTratamento de FeridasEnsinoNursingWounds TreatmentTeaching
Resumo do curso de tendências em tratamento de feridas2000MouraMLPACurativosRev Med Minas Gerais19922283642AndradeMNBSewardRMeloJRCFatores que prejudicam a cicatrização das feridas revisão da literaturaRev Bras Cir19954753285CorsiRCCTécnica de manuseio versus técnica estéril no manuseio de feridas: Rev Esc EnfUSP1999n.especial33BorgesELNormas para realização de curativosAzevedoCapacitação pedagógica para instrutor/supervisor: área da saúde1989BordenaveJD.Psicologia educacional1980AusubelDPNovakJDHanesianHPesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas1996DemoPEstudo da percepção do aluno da Escola de Enfermagem da UFMG sobre o processo de sua formação1996BarbosaMLDEstratégias de ensino-aprendizagem1991BordenaveJDPereiraAMEnsino e aprendizagem: enfoques teóricosMoreiraAMPlanejamento de disciplina1998BatistaN.Planejamento de ensino e avaliação1996Sant'Anna FMAs questões fundamentais da didática: enfoque político social construtivista1995ValeMIPTaxonomia de objetivos educacionais1976BloomBSO professor de medicina1998BatistaNASilvaSHSDidática especial e pedagógica médica no curso de pós: graduação da FMUSP1993MascarettiLASPedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa1997FreirePPor que avaliar: como avaliar critérios e instrumentos1999Sant'Anna IM