remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27621999000100008S1415-2762(99)00300108Artigos OriginaisA pedagogia do cuidado de enfermagemLa pedagogia del cuidado de enfermeríaTeaching nursing careGonçalvesAlda MartinsSenaRoseni Rosângela deCNPqUFMGEscola de Enfermagem 12199931-24145This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se de uma revisão bibliográfica que considera o percurso histórico do cuidado em saúde e a natureza da pedagogia do cuidado da enfermagem. Toma como referencial teórico a pedagogia libertadora de Freire(1,2), a compreensão da dinâmica social apontada por Vasconcellos(3) e a fundamentação histórico-sociopolítica defendida por Gonçalves(4). Situa-se como uma proposta pedagógica capaz de entender o ato de educar como cuidado e o assistir/cuidar como ato de educar.

Se trata de una revisión bibliográfica que considera el recorrido histórico del cuidado y la naturaleza de la pedagogía del cuidado de enfermería. Toma como referencial teórico la pedagogía libertadora de Freire1,2, la compresión de la dinámica social apuntada por Vasconcellos³ y la fundamentación histórico-política defendida por Gonçalves4. Se sitúa como una propuesta pedagógica capaz de entender el acto de educar como cuidado y el asistir/cuidar como acto de educar.

This study is a bibliographical survey on the history of health care and the nature of teaching nursing care. The theoretical framework used is the liberation teaching of Freire1,2, the understanding of social dynamics by Vasconcellos³ and the historical, social and political basis proposed by Gonçalves4. It is a pedagogical proposal for the understanding of the act of educating as care, and care as the act of educating.

Atención de EnfermeriaEnseñanzaEducación en EnfermeríaCuidados de EnfermagemEnsinoEducação em EnfermagemNursing CareTeachingNursing Education
A importância do ato de ler: em três artigos que se completam1982FreirePPedagogia do oprimido1982FreirePRumo a uma nova didática1998VasconcelosICanduUMVida, trabalho e conhecimento1995GonçalvesFS.Promover a vida: da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem1989CollièreMFManeiras de cuidar, maneiras de ensinar1995730WaldowVRWaldowVRLopesMJMeyerDESer saudável na felicidade - prazer - uma abordagem ética e estética pelo cuidado holístico-ecológico1996PatrícioZMSaúde: dialética do pensar e do fazer1989RezendeALMDivisão social do trabalho em enfermagem1986MeloCHistória da enfermagem: versões e interpretações1995GeovaniniJO cuidar de ontem e de hojeNursing (Lisboa)05199781311110BarrosMAO que é este "cuidar/cuidado": - Uma abordagem inicialRev Esc Enf USP0419901116124BoehsAEPatrícioZMCuidado transdimensional: uma teoria emergente1997SilvaAL.Enfermería: desarrolo teórico y investigativo1998VillalobosMMDSubsídios para a conceituação da assistência de enfermagem rumo à reforma sanitáriaRev Bras Enf1987177802/3213XavierIMModelos pedagógicos e modelos epistemológicosEduc & Realid0619948996191BeckerFPolifonia: algumas teses tiradas das múltiplas leituras do mestrePátrio1019977921CiseskiAAPaulo Freire e a política do pós-colonialismoFreire e a política do pós-colonialismo, Pátrio10199715921GirouxHA