remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27621999000100007S1415-2762(99)00300107Artigos OriginaisMorte e criançaMuerte y niñoDeath and childNascimentoEstelina Souto doMacielAntônia MatildeTeixeiraVirgínia Mascarenhas NascimentoNascimentoRosane Geralda doMGNúcleo de Pesquisas e Estudos sobre Quotidiano em Saúde Universidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Universidade Católica de Minas Gerais12199931-23240This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

A morte de uma menina levou-nos a refletir sobre nossas experiências com crianças e com a morte. Os colegas de classe da menina, espontaneamente, organizaram-se e fizeram uma manifestação de pesar durante o velório e o sepultamento, embora não contassem com o apoio da maioria dos pais. Parece que é comum, entre adultos, o comportamento de negar a morte para as crianças. Como, no quotidiano, elas vivem a morte? Qual o significado da morte para elas? Tendo como foco essas interrogações, formulamos o objetivo deste trabalho: compreender o significado da morte para crianças escolares que vivenciaram a perda de uma colega. O discurso delas, à primeira vista, pareceu-nos de cunho estritamente religioso. Após várias leituras, novas interpretações foram possíveis, descortinando outros significados inerentes à existência humana.

La muerte de una niña nos llevó a reflexionar sobre nuestras experiencias con niños y con la muerte. Los colegas de clase de la niña, espontáneamente, se organizaron e hicieron una manifestación de pesar durante el velatorio y el sepultamiento, empero no tuviesen el apoyo de la mayoría de los padres. Parece que es corriente, entre adultos, el comportamiento de negar la existencia de la muerte para los niños. ¿ cómo, en el cotidiano ellos viven con la muerte? ¿ cuál es el significado de la muerte para ellos? Teniendo en vista esas interrogaciones formulamos el objetivo del presente trabajo: comprender el significado de la muerte para los niños en edad escolar que vivieron la pérdida de un compañero. El discurso de ellos, en primer enfoque nos pareció de matiz estrictamente religioso. Después de varias lecturas, nuevas interpretaciones fueron posibles, descubriendose otros significados inherentes a la existencia humana.

The death of a child, made us to meditate about our own experiences with child and death. The classmates of this child organized themselves and made, spontaneously, a sorrow manifestation to the child´s relatives during the deathwatch and the burial, although they didn´t have most of their relatives support. It seems that it is common to adults the deny behavior about death to children. How do they frequently live with death? What is the meaning of death to them? Focus on this questions we made the purpose of this work: to understand the meaning of death to school children who lived with the death of a classmate. Their speech at the beginning seems to us that they had religious matrix. After a lot of readings, new interpretation were possible, and they had showed us others signification inherent from the human beings.

MorteAtitude Frente a MorteRelações Pais-FilhoComportamento InfantilMuerteActitude Frente a la MuerteRelaciones Padres-HijoConducta InfantilDeathAttitude to DeathParent-Child RelationsChild Behavior
A criança diante da mortePediatr Mod10199240996628PriszkulnikLMorte: estágio final da evolução1975Kubler-RossEA morte e o morrer1989BoemerMRRitos de morte na lembrança de velhos1996RezendeALMLa tragédie de la culture et autres essais1988167176SimmelG.La mort1991ThomasLVSer e tempo1990HeideggerMUn monde autre: l'enfance; de ses représentations à son mythe197938996Lauwe M-JCDLauwe M-JCDCriança e doença fatal1984CruzMPingo de luz1989D'assumpçãoGMPsicologia existencial19886782FeifelHMayRolloEntrevista: René Diatkine: Histórias sem fimVeja, São Paulo0319931779AltmanF.Brincando no cemitérioDiário do Nordeste, Fortaleza06199405João e Maria: Adaptação Tatiana Belinky1997GrimmWJA sereiazinha1993AndersenHCBranca de Neve1993GrimmWJEu vi mamãe nascer1977EmediatoFLPor que vovó morreu?1991MadlerTGasparzinho, o fantasminha camarada: Direção de Brad SilberlingPenadinho em Lindolfo, o enrolãoMônica1997438128SouzaMExercicios espirituais e meditações da via prugativa: sobre a malicia, vaidade do mundo, miserias da vida humana & quatro novissimos do homem... Divididas em duas partes escritas por Manoel Bernardes1686BernardesMPGibis e desenhos brincam com a morteFolha de São Paulo, São Paulo051994216.1MontanariR.Mort et vie quotidienne (La logique de la vie)Cah Int Sociol198374ThomasL-VDicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, figuras, cores, números1995ChevalierJGheerbrantALes structures anthropologiques de l'imaginaire: introduction á l'archétypologie général1984DurandGTratado y Svma de todas as leys penales, canonicas, ciuiles u destos Reynos de mucha vtilidad y prouecho: no solo para los naturales de ellos, pero para todos en general: Primeira e Segunda parte1915BarnuevoFPDivagations (sans ordre) sur quelques figures de la mort: BélgicaRev L’Univ Bruxelles: Le corps-spectade198717363-4Thomas L-VLa mort apprivoisée1973MenahenRFundamentos de enfermagem1989194202AtkinsonLDMurrayME