remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27621998000200008S1415-2762(98)00200208Artigos OriginaisPercepção de discentes acerca do ensino de teorias de enfermagem num curso de graduaçãoStudent's perception on the teaching about nursing theories in an undergraduate coursePercepción de alumnos sobre la enseñanza de teorías de enfermería en un curso de graduaciónDonosoMiguir Terezinha V.MacielAntônia MatildeChiancaTânia Couto MachadoUFMGEE Departamento de Enfermagem BásicaUFMGEE ENBUFMGEE ENB121998229297This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Trata-se de um estudo descritivo exploratório para identificar a percepção dos discentes do Curso de Graduação Enfermagem da EEUFMG acerca da abordagem no ensino das teorias de enfermagem, com o objetivo de subsidiar reflexões sobre o tema. Os discentes entrevistados classificaram o ensino como descontínuo e inadequado. No entanto, reconhecem que a utilização de teorias de enfermagem no ensino e na prática pode melhorar a qualidade da assistência prestada ao indivíduo, família e comunidade.

This is a descriptive and exploratory study to identify the students of the School of Nursing of the Federal University of Minas Gerais and their perceptions about the Nursing Theories instruction. The interviewed students have classified the instruction without continuity and inadequate. Besides that they recognized that the application of nursing theories can improve the nursing care to the client, family and community.

Este articulo trata de un estudio descriptivo y exploratorio, que tiene por objetivo identificar los alumnos de la Escola de Enfermagem da UFMG y su percepción acerca de la manera de abordar la enseñanza de teorías de enfermería. Los alumnos entrevistados juzgaron la enseñanza como descontinua y inadecuada. Ellos reconocen que el uso de las teorías de enfermería puede mejorar la calidad de la assistencia a la persona, familia y comunidad.

Nursing StudentNursing TheoriesNursing EducationPerceptionEstudientes de EnfermeriaTeoria de EnfermeriaEducación en EnfermeríaPercepcionEstudantes de EnfermagemTeoria de EnfermagemEducação em EnfermagemPercepção
Theory and nursing: a systematic approach1995ChinnPLKramerMKComparação entre as teorias de enfermagem de HORTA, KING, ROGERS, ROY e OREMRev Paul Enf19853715SantosEKAProcesso de enfermagem1979911HortaWATeorias de enfermagem1993StantonMGeorge JBSimpósio Brasileiro; Teorias de Enfermagem, 1,1985, Florianópolis. 2º sessão plenária1985MeleisAITeorias de enfermagem19931323TorresGAGeorge JBPortaria 1721 de 15 de dezembro de 1994Diário Oficial, Brasilia19941216238Atitudes interpessoais em enfermagem1983DanielLFEstudo da percepção do aluno da Escola de Enfermagem da UFMG sobre o processo de sua formação acadêmica1996BarbosaMLDTemas livres...199514041RibeiroECEstudo da percepção do aluno da Escola de Enfermagem da UFMG sobre o processo de sua formação acadêmica1996BarbosaMLDTemas livres...199514041RibeiroEC