“Andaimagem” e língua portuguesa: uma prática escolar

Autores

  • Luciana Mara Torres Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ensino, Língua, Linguagem, Interação, Sala de aula.

Resumo

O presente trabalho nasce da disciplina Análise da Prática de Estágio do Português I,cursada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em que houve oacompanhamento de aulas de Português em um colégio da região nobre de BeloHorizonte. A observação de 90 horas/ aula, dentre estas, 8 horas dedicadas à práticada estudante, e o restante à reflexão dos processos educativos, fez nascer umacuriosidade que aqui busca-se responder: o processo de “andaimagem”(scaffolding), proposto por Wood(1976), e imensamente ligado à interaçãoprofessor-aluno, acontece nas aulas de Língua Portuguesa acompanhadas? Como oprofessor, por meio da oralidade, leva os seus alunos a se interessarem eentenderem as atividades propostas, e ainda a chegarem à resolução esperada?Este artigo se propõe então a fazer uma análise do dialogismo das aulasacompanhadas, bem como fazer uma reflexão sobre como se deu a aplicação dasseis funções inerentes à “andaimagem” e outras características da linguagem oral,isto é, da interação nas salas de aula observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-30